Ruas do bairro São Geraldo têm nova tubulação pluvial

19/03/2020 10:05
Divulgação SMSUrb/ PMPA
SMSURB
Cerca de 200 metros de redes serão implantadas ou substituídas

Avançam as obras de substituição de 200 metros de redes pluviais em duas ruas do bairro São Geraldo. Os trabalhos buscam minimizar o acúmulo de água nos locais e o extravasamento do sistema de drenagem. As obras começaram em 2 de março e devem ser concluídas em 16 de abril. 

Na avenida São Paulo, próximo ao número 371, estão sendo implantados 90 metros de tubulação de 400 milímetros e construídas bocas de lobo para dar vazão às águas das chuvas. Já na avenida Maranhão, entre as avenidas São Paulo e Santos Dumont, há a substituição de 110 metros de canalização de 300 milímetros. Ambos os trechos serão conectados a uma rede de 1.500 milímetros, que passa na avenida Pátria.

Os trabalhos ocorrem na calçada, sem interferir no trânsito de veículos. A aplicação de recursos para o serviço é de aproximadamente R$ 156 mil.

Reconstruções - O contrato de reconstruções pluviais teve início em março de 2018, sob a gestão da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e, hoje, está sob a responsabilidade do Dmae. Tem o objetivo de realizar ações pontuais, que vão além da limpeza ou pequenos reparos, como é o caso da substituição de um trecho de rede pluvial. Desde o início do contrato até o momento, 126 intervenções foram concluídas pelas equipes terceirizadas e outras nove estão em andamento.

Redes pluviais - As canalizações destinadas às águas da chuva têm grande dimensão e estão localizadas nas vias de rodagem de veículos e também em calçadas. Além das obstruções e rompimentos em alguns trechos devido à antiguidade das canalizações pluviais, é comum que elas sejam impactadas por redes de outras empresas, como concessionárias de gás e energia, além de raízes de árvores. Devido a essas características, a manutenção pode envolver outras instituições e necessitar agendamento de outras ações, como supressão de vegetais e apoio de equipes das empresas de energia e gás, por exemplo.  

 

Rafaela Redin

Andrea Brasil