Ruas do bairro São Geraldo têm nova tubulação pluvial
Avançam as obras de substituição de 200 metros de redes pluviais em duas ruas do bairro São Geraldo. Os trabalhos buscam minimizar o acúmulo de água nos locais e o extravasamento do sistema de drenagem. As obras começaram em 2 de março e devem ser concluÃdas em 16 de abril.Â
Na avenida São Paulo, próximo ao número 371, estão sendo implantados 90 metros de tubulação de 400 milÃmetros e construÃdas bocas de lobo para dar vazão à s águas das chuvas. Já na avenida Maranhão, entre as avenidas São Paulo e Santos Dumont, há a substituição de 110 metros de canalização de 300 milÃmetros. Ambos os trechos serão conectados a uma rede de 1.500 milÃmetros, que passa na avenida Pátria.
Os trabalhos ocorrem na calçada, sem interferir no trânsito de veÃculos. A aplicação de recursos para o serviço é de aproximadamente R$ 156 mil.
Reconstruções - O contrato de reconstruções pluviais teve inÃcio em março de 2018, sob a gestão da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e, hoje, está sob a responsabilidade do Dmae. Tem o objetivo de realizar ações pontuais, que vão além da limpeza ou pequenos reparos, como é o caso da substituição de um trecho de rede pluvial. Desde o inÃcio do contrato até o momento, 126 intervenções foram concluÃdas pelas equipes terceirizadas e outras nove estão em andamento.
Redes pluviais - As canalizações destinadas à s águas da chuva têm grande dimensão e estão localizadas nas vias de rodagem de veÃculos e também em calçadas. Além das obstruções e rompimentos em alguns trechos devido à antiguidade das canalizações pluviais, é comum que elas sejam impactadas por redes de outras empresas, como concessionárias de gás e energia, além de raÃzes de árvores. Devido a essas caracterÃsticas, a manutenção pode envolver outras instituições e necessitar agendamento de outras ações, como supressão de vegetais e apoio de equipes das empresas de energia e gás, por exemplo. Â
Â
Andrea Brasil