Saiba como será o calendário de varrição nas vias da Capital

05/04/2020 07:00
Divulgação SMSUrb / PMPA
SMSURB
Serviço de varrição é essencial para a cidade e beneficia à população

A Prefeitura de Porto Alegre divulga à população o calendário de varrição nas vias da cidade. A programação é fixa, ou seja, é sempre a mesma para as localidades programadas. Cada região é avaliada pelos profissionais do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), que determinam a frequência de varrição, levando em consideração, especialmente, a circulação de pessoas, a disponibilidade de equipes e os cuidados que a população têm com os espaços públicos. 

Dessa forma, as ruas da cidade podem receber serviços: diária, de segunda a sexta-feira, de segunda a sábado ou de segunda a domingo; alternada, sendo três vezes por semana; semanal, uma vez por semana; quinzenal, duas vezes por mês; e mensal, uma vez por mês. O serviço é dividido em três turnos: dia (período da manhã e tarde), intermediária (à noite) e madrugada.
 
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do DMLU, informa a programação da varrição de todas as seções: Norte, Centro, Leste, Sul e Extremo Sul. O objetivo é dar ainda mais transparência às atividades do poder público, permitindo que o cidadão auxilie na fiscalização. 

Ampliação da varrição - A varrição faz parte do contrato de Serviço de Limpeza Urbana, sob a responsabilidade do DMLU. Um novo contrato teve início em novembro de 2019, e além de agregar tecnologias de controle, também trouxe novidades. Os diferenciais são aumento dos quantitativos de varrição, com mais 480 mil quilômetros por ano - 240 mil a mais que nos últimos anos -, implementação de um mil quilômetros por mês de varrição mecanizada de grandes avenidas. Com o valor de R$ 46,6 milhões por ano, a empresa vencedora da licitação foi a Cootravipa. As ações também incluem lavagem de logradouros e monumentos, retomada da pintura de meio-fio, que não era feita desde 2011; limpeza de sanitários públicos, terminais de ônibus, praias, arroios, áreas verdes, praças, campos de futebol de várzea, parques, terrenos baldios e de focos de lixo. 

Confira as programações:
Seção Norte do DMLU
Seção Centro do DMLU
Seção Leste do DMLU
Seção Sul do DMLU
Seção Extremo-Sul do DMLU

Prometa - A divulgação do trabalho está prevista no Programa de Metas da Prefeitura de Porto Alegre (Prometa) 2017-2020, que inclui os objetivos propostos pela administração para qualificar os resultados da administração pública. O programa determina divulgações diárias, semanais e eventuais de serviços públicos.

 

Rafaela Redin

Gilmar Martins