Semana Cidade Limpa: edição especial do Bota-Fora recolhe cerca de dez toneladas de resíduos

19/05/2021 16:06
Cristiano Antunes
Nesta terça-feira, 19, o DMLU atendeu a comunidade do bairro Mário Quintana
Nesta terça-feira, 19, o DMLU atendeu a comunidade do bairro Mário Quintana

Equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), que integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, realizaram edição especial do Bota-Fora nas ruas do bairro Mário Quintana nesta quarta-feira, 19. A iniciativa faz parte da programação da Semana Cidade Limpa. Em poucas horas, as equipes recolheram aproximadamente dez toneladas de resíduos como restos de madeira, cadeiras e sofás. 

Carine Pereira da Silva, dona de casa que mora há 10 anos no bairro Mário Quintana, disse que esse serviço é essencial para manter a comunidade limpa. “Tem sofá, fogão, restos de madeira que sobram quando o pessoal arruma a casa. É importante para as pessoas, porque muitos colocam tudo isso na rua”, comenta. 

O projeto Bota-Fora auxilia as comunidades no recolhimento de resíduos de grande volume, como eletrodomésticos, móveis quebrados e colchões. Essa ação ajuda a evitar  que resíduos descartados irregularmente nas ruas obstruam arroios e bocas de lobo, causando alagamentos. Também se destina a atender as comunidades em vulnerabilidade social.

O secretário Municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, ressalta que só neste ano, o projeto já recolheu mais de 550 toneladas de resíduos em 141 comunidades de Porto Alegre. “Retomamos o projeto essencial para atender as comunidades da nossa cidade. Essa ação contribui para evitar o descarte irregular de resíduos. É importante que o poder público esteja presente e atuante, sempre em conjunto com a população.”

Nesta quarta-feira, os caminhões do Bota-Fora ainda passaram nos bairros Alto Petrópolis e Rubem Berta. Na quinta-feira, 20, será a vez de atender as comunidades da Lomba do Pinheiro (1º de Maio, Bom Sucesso e São Carlos) e Vila Jardim (Sesc). Na sexta-feira, 21, o Bota-Fora ocorre no Recanto do Gaudério, bairro Belém Velho.  

“Estamos empenhados em sensibilizar a população para a importância de mantermos a cidade limpa e sobre a relevância do trabalho do gari, um profissional que nunca parou durante a pandemia, verdadeiro herói da cidade”, destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

Semana Cidade Limpa - A Semana, instituída pela Lei Municipal nº 9.922/2006 para o período anual de 16 a 22 de maio, tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a sua responsabilidade em manter a limpeza das ruas, praças, parques e arroios, mas também das calçadas que não são públicas. A comunidade em geral é estimulada a participar das ações que buscam incentivar a educação socioambiental.

As atividades da 16ª Semana Cidade Limpa seguem na Capital até o sábado, 22, com diversas atividades, plantio urbano sustentável em área de descarte irregular de resíduos, plantio em horta comunitária e entrega das novas instalações da Unidade de Serviço Ipanema.

Programação:

20 de maio – Quinta-feira
9h - Plantio Urbano Sustentável e revitalização da área alvo de descarte irregular. Local: rua Dona Cristina esquina rua Cruzeiro do Sul, bairro Cristal, Zona Sul.

21 de maio – Sexta-feira
9h – Plantio de mudas frutíferas na horta comunitária da Lomba do Pinheiro. Local: Estrada João de Oliveira Remião, parada 12A, bairro Lomba do Pinheiro.

22 de maio – Sábado
9h – Reinauguração da Unidade de Serviço Ipanema e sanitários públicos. Local: avenida Guaíba, 2027, bairro Ipanema, Zona Sul.

 

 

Dayanne Rodrigues

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes