Serviços Urbanos apresenta balanço das ações no primeiro trimestre
O secretário Marcos Felipi Garcia apresentou para o prefeito Sebastião Melo, nesta sexta-feira, 23, o balanço dos três primeiros meses de gestão da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb). A pasta é responsável pela zeladoria da cidade, uma prioridade da prefeitura. Na administração da SMSUrb estão os serviços de limpeza urbana, iluminação pública, vias urbanas, manejo arbóreo, podas, roçadas, manutenção de parques e praças da cidade.
Limpeza urbana - Desde o início da gestão, foram realizadas ações em diversos focos de lixo para coibir o descarte irregular de resíduos. Foi reduzido o ciclo de roçada e capina, com cronograma quinzenal, nos parques e praças, ruas e avenidas. A gestão trouxe o retorno da varrição mecanizada e pintura de meio fio, além do contrato integral de limpeza urbana e aditivo do projeto Bota-Fora para mais de 200 comunidades. O serviço recolhe resíduos de grande volume como móveis velhos, eletrodomésticos e restos de árvores em comunidades em situação de vulnerabilidade social. Ao longo do mês de março, o Bota-Fora coletou 145 toneladas de resíduos. Foram atendidas 41 comunidades de diferentes bairros. Este também é um trabalho feito pelas equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), que integra a SMSUrb.
Na vila Cachorro Sentado, na comunidade Mato Sampaio, no bairro Bom Jesus, foram plantadas floreiras para inibir o descarte irregular de lixo e resíduos. O prefeito Sebastião Melo esteve presente nesta ação. A comunidade ficou responsável por cuidar do local e criar uma horta comunitária. Neste domingo, 25, haverá uma ação similar no bairro Restinga.
Além de fazer campanhas periódicas de conscientização, a prefeitura faz um trabalho intenso de fiscalização por meio de rondas ou com ajuda de câmeras de monitoramento para identificar os infratores e focos de lixo.
Iluminação pública - Por meio de Parceria Público Privada, a concessionária IPSul ficou responsável por administrar e modernizar a iluminação pública da cidade no início do segundo semestre. O contrato prevê a colocação de 100 mil lâmpadas de LED na Capital, a começar pela periferia da cidade. Durante a fase de testes, já foram instaladas 2.800 lâmpadas em grandes avenidas, como Assis Brasil, Bento Gonçalves, Ipiranga e Cavalhada. Atualmente, a IPSul trabalha com 18 equipes de manutenção na cidade. A média mensal é de 5 mil intervenções por mês.
Manejo arbóreo - As respostas às solicitações para a prefeitura estão mais rápidas. Havia um passivo de 16 mil solicitações de podas pelos canais oficiais da prefeitura. Foram executados 6.518 manejos arbóreos só no primeiro trimestre. Até 09 de abril, foram encerrados 4.480 protocolos que haviam sido abertos pelo sistema 156.
Embelezamento - Com foco na zeladoria da cidade, a SMUrb está com um projeto piloto para deixar Porto Alegre mais bonita. Para isso estão sendo instaladas floreiras em pontos estratégicos. As quatro primeiras foram entregues no dia 13 de abril na Travessa Mário Cinco Paus, no Centro de Porto Alegre. As próximas serão instaladas na praça do Terminal Parobé, embaixo da elevada da Conceição e no canteiro em frente à Rodoviária. Depois, o projeto vai se estender para outros locais do Centro e demais bairros de Porto Alegre. O serviço é executado pelas equipes do DMLU. Além disso, está sendo feita a revitalização da pintura do Viaduto da Conceição. O viaduto deverá ser adotado por empresas privadas e pela dupla Gre-Nal, que realizará grafitagem nos pilares da estrutura.
Pavimentação - A Secretaria possui um extenso cronograma de serviços de recuperação nas vias de Porto Alegre. No primeiro trimestre de governo, a SMSUrb deu início a serviços de recuperação estruturais e funcionais em vias importantes, como a Bernardino Silveira Amorim, a Estrada Costa Gama e a avenida Cavalhada. Além disso, para acelerar e qualificar o serviço de recuperação das vias, no dia 5 de abril a prefeitura assinou a ordem de início para os trabalhos das duas usinas de asfalto da cidade. A produção prevista é de até 90 mil toneladas por ano, a depender da capacidade financeira de investimento da prefeitura.
Uma novidade é a conservação preventiva que nunca foi realizada no município. A previsão é que sejam executados 222 mil m² de lama asfáltica e micro revestimento asfáltico para este tipo de serviço que visa atender áreas que estão em fase inicial de degradação, rejuvenescendo o pavimento e reduzindo a propagação acelerada dos problemas causados pelas chuvas e pelo tráfego.
Praças e Parques - Foram entregues no primeiro trimestre 28 praças revitalizadas para os porto-alegrenses. Foram recuperados, principalmente, brinquedos, bancos e iluminação pública. Um exemplo é a praia do Lami que teve a orla revitalizada. Na praia, foram removidas as antigas churrasqueiras e instaladas 55 novas. Os bancos da região receberam pintura, manutenção e as mesas de jogo de damas foram recuperadas. Foram instalados novos brinquedos, e os que já existiam receberam manutenção. As quadras esportivas estão com novo cercamento e as goleiras de futebol foram pintadas. As equipes ainda instalaram novos postes de vôlei e aplicaram areia peneirada. Os quiosques foram reformados, pintados, e as mesas de concreto foram recuperadas. O passeio da orla foi substituído por um novo, e 20 novas lixeiras foram instaladas.
De janeiro a março, foram revitalizadas as seguintes praças e vias:
Centro/Leste: Dom Sebastião, Silvio Ughini, Província de São Pedro, Daltro Filho, Largo Adayr Figueiredo, Salomão Abrão e General Micheli.
Norte: Valverde, Flávio Veiga Miranda, Ervory Rodrigues Tavares, Irão Modesto Girotto, Libanesa, Padre Rambo, Nilva Mortari e Parque Germânia.
Sul: João Amazonas, Vasco Rodrigues de Lima, Simões Lopes Neto, Desembargador Vieira Pires, Calçadão do Lami, Olga Gutierrez, Milton Krause e Verde Complementar Tramandaí.
Ilhas: Rua Santa Luzia e rua Ilha Mauá
Comunicação - Foram ampliados os canais de comunicação com o público. Além do Twitter (@smsurb), agora a SMSUrb tem Instagram (@servicosurbanos.poa) e Facebook (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos | @ServicosUrbanos.POA).
Os cidadãos podem registrar seus chamados de serviços pelo aplicativo #EuFaçoPoa, disponível nas lojas Play Store e Apple ou pelo 156.
Nas questões relacionadas à iluminação pública, solicitações podem ser feitas através do aplicativo da Prefeitura, #EuFaçoPoa e da IPSul “IluminaPOA”.
Gilmar Martins