Serviços Urbanos divulga pregão para limpeza de galerias pluviais
Está marcada para quinta-feira, 11, a partir das 10h, abertura de novo pregão eletrônico, para contratação de serviços de limpeza e desassoreamento de galerias pluviais e de bacias de detenção fechadas. A informação foi divulgada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), página 21, no último dia 29 de março. Além de duas bacias (Celso Luft e Joaquim Leite), serão contemplados os trechos de arroio que sejam canalizados, com transporte e destino final dos resíduos removidos durante a execução dos serviços contratados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).
"Após a revisão dos contratos e uma maior atuação das equipes em áreas de estratégicas da cidade, temos recebido relatos de redução na proporção dos casos de alagamentos e um tempo menor de retomada da normalidade das ruas após as chuvas, mas ainda há muito para ser feito”, diz o secretário Ramiro Rosário.
Conforme o titular da pasta, o serviço de limpeza e desassoreamento de galerias pluviais é importante para ampliar a capacidade de drenagem da Capital.
Outro pregão eletrônico para a mesma finalidade ocorreu no dia 18 de dezembro de 2018, mas sem que os participantes cumprissem as exigências legais. Desde o final de 2016 sem este serviço, o novo contrato será mais efetivo, em virtude do mapeamento e identificação anterior das galerias que receberão as limpezas. A destinação final dos resíduos gerados durante as intervenções ficará a cargo da empresa contratada.
Dos 54 quilômetros de galerias existentes na Capital, foram selecionados 11 quilômetros para receber a limpeza, apontados pelos técnicos como os que apresentam maiores problemas. Destes 11 quilômetros, cerca de 70% da capacidade de vazão está prejudicada devido ao acúmulo de areia e outros detritos, conforme levantamento feito pelas equipes da Divisão de Manutenção de Águas Pluviais (DMAP), ainda em 2017.
O pregão de número 48/2019 poderá ser acessado no site.
Matheus Beust