Serviços Urbanos instala novos pontos de iluminação na Restinga
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) concluiu instalação de três novos pontos de iluminação na rua G, próximo à rua Tobago, Vila Nova Santa Rita, no Bairro Restinga. A ação foi realizada pela equipe da Coordenação de Iluminação Pública (CIP), sob a coordenação da SMSUrb, após abaixo-assinado dos moradores do loteamento que pediram por mais luz na localidade. Os serviços foram executados no último sábado, 8.
“Meu neto chegou contando a novidade e, quando soube que iriam instalar a luz aqui, não dormi à noite de tanta felicidade”, conta a dona Ermosa Nair Machado, de 74 anos, que mora desde 1984 nas proximidades da rua G. Dona Ermosa (foto) é a requerente da solicitação que foi entregue à CIP ainda em junho, e uma dentre cerca de 30 pessoas que assinou o documento.
“Ficamos muito felizes por ter realizado o sonho da dona Ermosa de iluminar a rua, mas sabemos que precisamos fazer ainda mais pela população de Porto Alegre, facilitando que novos e melhores pontos de iluminação cheguem em todos os cantos da cidade”, pondera o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário. Para a colocação dos postes de concreto com luminárias de 100 Watts, foram necessários 100 metros de rede aérea. O investimento com material no local foi de aproximadamente R$ 5 mil, sem contar as duas equipes que trabalharam por três dias para implantar a iluminação na rua.
A rua Tobago é uma região que possui grande fluxo de pessoas. Nesta mesma via há também o Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, com atividades frequentes à noite, e a iluminação da via para essas pessoas é essencial para que possam manter as suas tradições e religiosidade.
PPP – A Parceria Público-Privada (PPP) para iluminação pública de Porto Alegre foi apresentada no dia 8 de novembro pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior, e enviado à Câmara Municipal de Vereadores para apreciação do Legislativo. O Projeto propõe a modernização de 100% da rede da Capital, em um contrato de concessão de até 20 anos. Hoje, a maioria dos 104 mil pontos de iluminação pública do município tem tecnologia ultrapassada. A proposta é fruto de estudos desenvolvidos pelos técnicos pelas secretarias municipais de Parcerias Estratégicas (SMPE) e Serviços Urbanos (SMSUrb), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante dois anos.
Denise Righi