SMSUrb promove capacitação de iluminação pública para prefeituras

30/10/2018 08:35

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) promove, por meio da Divisão de Iluminação Pública (DIP), evento de capacitação e multiplicação de conhecimento para quatro prefeituras do Estado. Nesta terça-feira, 30 e quarta, 31, os municípios de Ajuricaba, Bom Princípio, Coronel Bicaco e Santo Augusto participam de uma qualificação sobre modernização de sistemas de iluminação pública com tecnologia LED.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Physikalisch Technische Bundesanstalt (PTB), que é o Instituto Nacional de Metrologia da Alemanha, em parceria com os Laboratórios de Eletroeletrônica da PUC-RS (LABELO) e a DIP, participam das atividades. O PTB é uma instituição da Alemanha ligada ao Ministério da Economia e Tecnologia e possui um acordo de cooperação com o Inmetro para pesquisas conjuntas em vários campos da metrologia. O órgão é um dos mais antigos institutos nacionais de metrologia do mundo, com 130 anos de criação, e possui acordo de cooperação com diversos organismos e países de todos os continentes.

A parceria com o Inmetro começou em 2016, quando o Instituto procurou a DIP, com o objetivo de iniciar um projeto de ampliação dos conhecimentos relativos as novas tecnologias para iluminação pública, disseminando para os demais municípios do RS, que têm pouca ou nenhuma experiência com luminárias LED. A DIP foi escolhida por ser referência no país em serviços de iluminação pública.

“Uma das marcas desta gestão é a busca pela inovação. A troca de experiências entre municípios e entidades faz parte deste processo. Temos uma equipe qualificada de iluminação pública na SMSUrb e eles estão em constante aprimoramento para melhor atender aos contribuintes de Porto Alegre”, afirmou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.

Neste ano, técnicos da DIP estiveram na sede do Inmetro, no Rio de Janeiro, para um curso de qualificação e atualização. Foram abordados, além de aspectos técnicos de projeto, normas referentes à iluminação pública e luminárias LED.

Programação
No workshop desta terça, 30, na sede da DIP (rua Engenheiro, Antônio Carlos tibiriça, 363, Jardim do Salso) serão realizadas palestras sobre os desafios e objetivos da Divisão, elaboração de projetos luminotécnicos, especificação de materiais e licitação, normas referentes às luminárias, além de um tour pela cidade, que vai mostrar a estrutura de iluminação pública de Porto Alegre. 

Na quarta, 31, o evento ocorrerá no Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios (Labelo) na PUC, avenida Ipiranga, 6681, Prédio 30, Partenon. Na oportunidade os participantes também poderão conhecer o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. E por fim, os representantes das prefeituras participarão da Universidade da Luz, evento organizado pela fabricante Tecnowatt, também na PUC, com palestras técnicas sobre iluminação. 

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes