Transferido conserto da rede pluvial na Plínio Brasil Milano

02/08/2019 11:27
Maria de Lourdes Wolff/ DMAE / PMPA
DMAE
Alterações no trânsito e transporte ocorrem a partir das 9h desta segunda-feira

Em função do mau tempo, a ação de substituição da rede pluvial das avenidas Plínio Brasil Milano e Industriários, perto da Vila do IAPI, foi transferida para a próxima segunda-feira, 5. Os trabalhos começariam nesta sexta-feira, 3. A próxima etapa compreende a troca de pelo menos 100 metros de tubulações danificadas de 450 milímetros por canos de 500 milímetros. O trecho atendido fica na avenida dos Industriários, desde a rotatória até a rua Veranópolis, que no primeiro momento terá circulação reduzida em uma faixa no sentido da avenida Brasiliano de Moraes para a Plínio Brasil Milano. A alteração ocorre a partir das 9h, e agentes de fiscalização estarão no local para orientar os motoristas.

Com esta intervenção, a linha de ônibus 637 - Chácara das Pedras, no sentido Centro-bairro, terá seu itinerário alterado pela avenida dos Industriários, rua Dr. Napoleão Laureano, rua Rio Pardo, rua Novo Hamburgo, rua Mal. José Inácio da Silva, avenida Cristóvão Colombo e avenida Plínio Brasil Milano, até retornar ao fluxo normal.

A partir da metade da próxima semana haverá uma mudança no trânsito da região que será devidamente sinalizada e informada pelos canais de comunicação da EPTC.

A previsão é de que os serviços, que são realizados pelas equipes do Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), levem ainda 20 dias para serem finalizados. Até o momento, cerca de 90 metros de redes já foram concluídos, num total de 190 metros, e o investimento está estimado em R$ 290 mil.

“A situação da Plínio com a Industriários é um exemplo desses problemas que buscamos consertar, a fim de minimizar os impactos na mobilidade urbana. A cidade tem um déficit estrutural de drenagem gigante, com redes antigas e insuficientes para dar vazão à água das chuvas. Além das manutenções, a solução se dá, especialmente, em ações estruturais. Parte deste local receberá ainda intervenções da Bacia do Arroio Areia, o maior conjunto de obras de macrodrenagem da história de Porto Alegre, tocado pela gestão Marchezanâ€, afirma o secretário Ramiro Rosário.

A manutenção da primeira etapa das redes pluviais da Plínio Brasil Milano teve início no dia 9 de julho. Como as redes são muito antigas (mais de 60 anos), apresentam obstruções e em alguns trechos estão quebradas, é necessário abrir pontos na calçada e em parte da via.

 

Rafaela Redin e Gustavo Roth

Andrea Brasil