Última etapa da reforma das comportas ocorre nesta semana

13/07/2020 08:14
Cristine Rochol / PMPA
DMAE
Trabalhos ocorrem nesta segunda e terça-feira

A prefeitura conclui nesta segunda e terça-feira, 13 e 14, a reforma do portão de número 12 do Sistema de Proteção Contra Inundações de Porto Alegre. Para os reparos finais desta comporta, transversal à avenida Cairú, haverá bloqueios no trânsito nestes dois dias, das 9h às 16h, com o auxílio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). (fotos)

Já foram reformados outros 11 portões dos 12 que precisavam de reparos. O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) deu início à reforma em janeiro deste ano, com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb). As intervenções são realizadas pela empresa Bombas Sinos, pelo valor de R$ 416.699,00.

As 12 estruturas restauradas receberam pintura, lixação, lubrificação, limpeza do entorno e recuperação dos trilhos (que foram asfaltados ou furtados). Além disso, testes de acionamento já foram realizados no mês de abril e mostraram confiabilidade no sistema criado pelos técnicos do Dmae. Assim, conta-se com o auxílio de um caminhão e de um motor hidráulico que é instalado apenas quando há a necessidade de fechar ou abrir as comportas, diminuindo a possibilidade de que furtos e a depredação dos equipamentos impeça o funcionamento das estruturas.

Porto Alegre conta com 14 portões, localizados no Dique da Castello Branco e na cortina de concreto da avenida Mauá e que podem pesar de 900 quilos até oito toneladas. Confira a localização dos portões neste mapa. 

Trânsito - Em razão dos trabalhos, a EPTC informa alterações no trânsito que ocorrem na região. Os veículos que circulam a partir da ponte do Guaíba pela rua Voluntários da Pátria em direção ao Centro terão bloqueado o acesso 1 e não poderão atravessar sob a Castello Branco para alcançar a beira do rio. A opção para chegar à região da rodoviária é seguir pela Voluntários. Quem trafega na chegada à Capital pela avenida Mauá, no trecho de Navegantes, deverá acessar a Castello Branco ou retornar para rua João Moreira Maciel. Toda a operação será sinalizada com indicações sobre o bloqueio para minimizar os impactos no trânsito. Os agentes da EPTC vão monitorar a circulação e orientar os motoristas, enquanto as informações serão atualizadas, em tempo real, pelo Twitter @EPTC_POA.

 

Rafaela Redin e Gustavo Roth

Gilmar Martins