Atendimento 156 recebe mais de 11,2 mil ligações em uma semana
Na semana entre 12 e 18 de agosto, o atendimento 156 da prefeitura recebeu 11.254 mil ligações. A maior parte 38,40% dos contatos teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Os temas mais solicitados foram paradas operacionais, vazamento na rede, contas de água, verificação de falta de água e solicitação de ligação de água. Os dados são da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC).
Informações como horários e itinerários do transporte público, veículos (recursos de multas), apresentação de condutor infrator e obstrução de vias também representaram demandas significativas (28,52%). "A população questionou ainda sobre locais de vacinação, atendimento hospitalar, formas de acesso e Covid-19", comentou o titular da SMTC, Gustavo Ferenci, sobre 17,86% dos pedidos.
Além disso, foram solicitadas informações gerais, IPTU/TCL, guia de pagamento, nota fiscal eletrônica e situação cadastral (9,90%). E mais: coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada e remoção em vias públicas (5,32%).
De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, serviços de esgoto cloacal e pluvial, falta de água, conservação de vias com asfalto e descarte irregular
WhatsApp - Desde fevereiro, a prefeitura disponibiliza mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Agora, além do chatbot, o WhatsApp do 156 conta com profissionais para fazer o atendimento. Essa opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, fornecimento de água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta acionar o número (51) 3433-0156.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 12 e 18 de agosto, a Ouvidoria recebeu 172 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a coordenadora Angela Silva da Luz, a maior parte diz respeito à poda de árvore, água, saneamento e vigilância sanitária.
Lissandra Mendonça