Atendimento 156 recebe mais de 13 mil ligações em uma semana

09/09/2022 12:58

Na semana entre 2 e 8 de setembro, o atendimento 156 da prefeitura recebeu 13.064 mil ligações. A maior parte (34,94% dos contatos) teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Os temas mais solicitados foram paradas operacionais, vazamento na rede, contas, verificação de falta no fornecimento, solicitação de ligação de água e de esgoto. Os dados são da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC).

Informações como horários e itinerários do transporte público, veículos (recursos de multas e calçadas) e apresentação de condutor infrator também representaram demandas significativas (29,23%). "Entre as cinco maiores demandas, tivemos o agendamento das castrações organizadas pelo Gabinete da Causa Animal", comentou o titular da SMTC, Gustavo Ferenci, sobre 14,37 % dos pedidos. 

Além disso, a população questionou sobre atendimento hospitalar, locais de vacinação, formas de acesso, informações gerais e emissão de alvará em geral (13,45%). E mais: guia de pagamento IPTU/TCL, nota fiscal eletrônica e situação cadastral (8,01%).

De acordo com o coordenador da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Gilvan Marques, entre os pedidos dos cidadãos de abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para as demandas de castrações de cães e gatos. "A cada três meses, a prefeitura abre protocolos através do 156 para a população", destaca.

WhatsApp - Desde fevereiro, a prefeitura disponibiliza mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Agora, além do chatbot, o WhatsApp do 156 conta com profissionais para fazer o atendimento. Essa opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, fornecimento de água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta acionar o número (51) 3433-0156.

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 2 e 8 de setembro, a Ouvidoria recebeu 110 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a coordenadora Ângela Silva da Luz, a maior parte diz respeito à poda de árvore e pavimentação; lixo e recicláveis; fiscalização de obras, maus tratos a animais e água e esgoto.

 

Cláudia Fleury

Andrea Brasil