Atendimento do 156 recebeu mais de 19,2 mil ligações em uma semana

08/04/2022 13:51
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Os temas mais solicitados foram referentes ao Dmae

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana de 1º a 7 de abril. Foram 19.226 contatos recebidos, a maioria referente ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), com cerca de 44,92%.

Os temas mais solicitados na área do Dmae foram vazamento na rede, contas de água, paradas operacionais, verificação de hidrômetro e verificação de falta d’água.

"Locais de vacinação, atendimento hospitalar, formas de acesso e acamados também foram demandas significativas (20,69). A população questionou ainda sobre horários e itinerários de transporte coletivo, veículos, apresentação do condutor, infração, recurso de multas e acidentes com vítima (17,72%). Além disso, foram solicitadas informações sobre guias de pagamento, IPTU, nota fiscal eletrônica e situação cadastral (8,68%)”, destaca o secretário em exercício da SMTC, Alexsandro Machado. 

De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os pedidos de abertura de protocolos para execução de serviços o destaque foi para serviços de água, de esgoto cloacal e pluvial, além de descarte irregular e denúncia do mosquito da dengue.

WhatsApp - A prefeitura disponibilizou mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Agora, além do Chatbot, o WhatsApp do 156 conta também com profissionais para realizar o atendimento ao cidadão. Essa nova opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos como poda de árvore, falta d’água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta adicionar o número (51) 3433-0156 e iniciar a conversa.

O usuário pode escolher as principais áreas de demandas de ligações do 156: Trânsito e Transporte; Água e Esgoto; Serviços Urbanos e Zeladoria, Impostos e Taxas, Fiscalizações, Serviços de Saúde, Assistência Social (Fasc), Iluminação pública, Procon, Limpeza Urbana (DMLU), Agendamento da Orla, Dengue. São 12 serviços disponíveis.

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 1° a 7 de abril, a Ouvidoria recebeu 177 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito à vistoria, poda de árvore e tapa-buraco; água e esgoto; fiscalização de obra, de calçada, meio ambiente e atividades econômicas; trânsito e transporte e educação.
 

Cláudia Fleury

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes