Atendimento do 156 recebeu mais de 21,6 mil ligações durante a semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana compreendida entre os dias 31 de dezembro de 2021 e 6 de janeiro de 2022. O atendimento recebeu mais de 21.600 ligações, a maioria referente ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) com cerca de 47,07%. Os temas mais solicitados na área do Dmae foram paradas operacionais, vazamento na rede, contas de água, falta de água e verificação de hidrômetro.
Locais disponíveis para a vacinação, dúvidas sobre dose de reforço, atendimento hospitalar e grupos prioritários foram também demandas significativas (18,69 %). A população questionou ainda sobre horários e itinerários, fiscalização de ônibus, apresentação de condutor, recursos de multas e veículos (15,74%). "Além disso, foram solicitadas informações a respeito de segunda via da guia do Imposto Territorial Urbano (IPTU), guia de pagamento, nota fiscal eletrônica, horário de atendimento e divida ativa, com 12,71% das demandas", destaca o titular da SMTC, Gustavo Ferenci. E mais: dados de coletas em geral, descarte irregular, vistoria/execução e capina (5,80%).
De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos, o destaque foi para serviços de água, esgoto cloacal, falta de água, serviços de pluvial e descarte irregular e via pública (tapa buraco)
WhatsApp - A Prefeitura de Porto Alegre lançou mais um canal de atendimento para informações relacionadas aos serviços municipais. Agora o cidadão também pode contar com o WhatsApp do serviço do 156. Para usar esse serviço basta adicionar o número (51) 3433-0156 e iniciar a conversa. O usuário pode escolher as principais áreas de demandas de ligações do 156: Trânsito e Transporte, Água e Esgoto, Serviços de Saúde, Tributos e iluminação pública.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município recebeu, entre os dias 31 de dezembro de 2021 e 6 de janeiro, 104 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura. Conforme a assessora especialista de planejamento Raliska Fonseca Teixeira, a maior parte das demandas diz respeito à água e esgoto; vistoria e poda de árvore, iluminação pública e tapa-buraco; animais, poluição sonora, fiscalização de obra, docs e licenças; limpeza urbana; impostos, taxas e finanças.
E-SIC - O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações recebeu, entre os dias 31 de dezembro de 2021 e 6 de janeiro, 12 solicitações. “Neste período, as principais demandas foram de acesso a processos SEI, de diversas secretarias” acrescenta Kika Cop, coordenadora do e-Sic.
Gilmar Martins