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Transparência e Controladoria

Carta de Serviços alcança mais de 1,5 milhão de visualizações

30/01/2020 12:12
Jefferson Bernardes/PMPA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Catálogo disponibiliza 395 serviços públicos

O catálogo online que reúne todos os serviços prestados pela Prefeitura de Porto Alegre - Carta de Serviços -  ultrapassou o número de 1,5 milhão de visualizações em dois anos de funcionamento. Até o momento, já foram registrados1.628.420 acessos. Desde que entrou no ar, em fevereiro de 2018,  mais 124 países visitaram o catálogo, além do Brasil. Estados Unidos, Portugal e França são alguns dos países da lista. Já as cidades que mais utilizam a plataforma, atrás de Porto Alegre, são: São Paulo; Canoas; Curitiba; e Viamão. Do total de acessos, 55,1% vieram de computadores, 44,1% de celulares e 0,8% de tablets. A média mensal de visualizações é de 68 mil.

“Os números estão provando que a Carta de Serviços é uma ferramenta efetiva e eficaz de transparência pública. Estamos reduzindo a distância entre os cidadãos e os serviços públicos. Mas precisamos alcançar ainda mais pessoas”, destaca a gerente de projetos da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), Patrícia Norberta.

Atualmente, o catálogo tem 395 serviços registrados. Desses, 127 podem ser realizados pela internet. Entre os serviços mais acessados em 2019 estão: a 2ª via da conta de água; a emissão de guias de pagamento (IPTU, ITBI, ISSQN e TFLF); inscrição para educação infantil e educação para jovens e adultos  e a credencial de estacionamento para idoso.

Além dos cidadãos poderem acessar todas as informações e solicitar se

rviços, também é possível responder à pesquisa de satisfação. Para avaliar os serviços prestados por todas as secretarias e órgãos municipais e fazer sugestões de melhorias, basta clicar em “Dê a sua opinião sobre o serviço”, disponível em cada um dos serviços dentro do site, informar o CPF e responder a pesquisa, que leva em torno de três minutos.

O ranking com os serviços de maior e menor satisfação é atualizado em tempo real. A iniciativa cumpre o que determina a lei 13.460/2017, que prevê a proteção de defesa dos direitos da população e a qualificação dos atendimentos públicos municipais.

 

Karolaine Leão (estagiária) /Supervisão: Lissandra Mendonça

Fabiana Kloeckner

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