Carta de Serviços atinge mais de um 1,8 milhão de visualizações
O catálogo on-line dos serviços públicos prestados pelo município de Porto Alegre, denominado Carta de Serviços, atingiu 1.840.968 milhão de visualizações de 1° de janeiro até 31 agosto deste ano. Do total de acessos em todas as plataformas, 44,14% vieram de computadores, 55,42% de celulares e 0,43% de tablets.
Além do Brasil (97,86%), a Carta de Serviços de Porto Alegre registrou acessos de outros países como Estados Unidos (1,42%), Argentina (0,15%), Portugal (0,09%) e Rússia (0,04%) e de outras cidades como São Paulo (3,59%), Viamão (2,02%), Canoas (1,63%) e Curitiba (1,39%). “Isso mostra que estamos conseguindo atender inclusive porto-alegrenses que moram em outras cidades e fora do país e que precisam dos serviços prestados por nós”, destaca o secretário municipal de Transparência e Controladoria de Porto Alegre, Gustavo Ferenci.
Nestes primeiros oito meses do ano foi constatado que a faixa etária que mais acessou a Carta tem entre 25 e 34 anos (28,56%) e que as mulheres buscaram o catálogo 18,48% mais do que os homens. Os serviços mais buscados foram informações sobre unidades de saúde (119,640), emissões de guias de pagamento (106.914), horários e tarifas de ônibus (64.165), comprovante de inscrição ISSQN (32.875) e Serviço de Atendimento ao Consumidor Carris (32.043).
Carta de Serviços – É um catálogo on-line que reúne todos os serviços prestados pela prefeitura. Atualmente, são 544 serviços registrados, sendo que 192 podem ser realizados pela internet. As informações podem ser acessadas por assuntos ou busca simples a partir de palavras associadas ao tema. No endereço, além de acessar todas as informações, também é possível encontrar o ranking com os serviços de maior e menor satisfação, atualizado em tempo real. Para avaliar, basta clicar em “Dê a sua opinião sobre o serviço”, informar o CPF e responder à pesquisa.
Porto Alegre foi a primeira capital do Brasil a divulgar a Carta de Serviços e também a avaliar e publicar o ranking da Pesquisa de Satisfação dos serviços públicos prestados pelos órgãos municipais.
Lissandra Mendonça