Carta de Serviços atinge mais de um milhão de visualizações

13/08/2019 10:15
Jefferson Bernardes/PMPA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Além do Brasil, outros 113 países acessaram a ferramenta

catálogo online dos serviços públicos prestados pelo município de Porto Alegre ultrapassou o número de um milhão de visualizações. Desde que entrou no ar, em fevereiro de 2018, até o dia 31 de julho foram 1.072.862 pageviwes no site que reúne as informações. Esse número aumentou nas últimas semanas com a divulgação do ranking de satisfação dos cidadãos. Do total de acessos em todas as plataformas, 65,8% vieram de computadores, 33% de celulares e 1,2% de tablets.

Além do Brasil, mais 113 países acessaram a Carta de Serviços de Porto Alegre. Foram registradas visitas nos Estados Unidos, França, Portugal e Inglaterra. “Isso mostra que estamos conseguindo atender inclusive porto-alegrenses que moram fora do país e que precisam dos serviços prestados por nós”, destaca a secretária interina da Transparência e Controladoria de Porto Alegre (SMTC), Luciane Marques Rache. “Esses números são o resultado do trabalho de uma grande equipe para se ter essa ferramenta eficiente de transparência e que está aproximando o cidadão do poder público”, conclui a responsável pelo projeto na secretaria, Patricia Norberta.

Carta de Serviços – É um catálogo online que reúne todos os serviços prestados pela prefeitura. Atualmente são 387 registrados, sendo 88 podendo ser realizados pela internet. É uma forma de transparência e inclusão dos cidadãos de Porto Alegre. As informações podem ser acessadas por assuntos ou busca simples a partir de palavras associadas ao tema. No site, além de acessar todas as informações, também é possível encontrar o ranking com os serviços de maior e menor satisfação, atualizado em tempo real. Para avaliar, basta clicar em “Dê a sua opinião sobre o serviço”, informar o CPF e responder a pesquisa. 

Porto Alegre foi a primeira capital do Brasil a divulgar a Carta de Serviços e também a avaliar e publicar o ranking da Pesquisa de Satisfação dos serviços públicos prestados pelos órgãos municipais. Outras oito capitais já divulgaram, mas ainda não conseguiram fazer a avaliação como Brasília, Belo Horizonte e Salvador.

 

Jaques Machado

Taís Dimer Dihl

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