Congresso Porto Alegre Cidade Educadora reúne mais de 150 pessoas

29/11/2022 13:30
Cesar Lopes / PMPA
Transparência e Controladoria
Ferenci destacou que umas das grandes missões de uma cidade educadora é transformar a cultura da violência em uma cultura de paz

O 1° Congresso Porto Alegre Cidade Educadora: Cidade de Paz e Oportunidades reuniu mais de 150 pessoas na manhã desta terça-feira, 29, no teatro da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA). O encontro é promovido pelo Movimento Porto Alegre Cidade Educadora.

Na abertura, o secretário municipal da Transparência e Controladoria (SMTC), Gustavo Ferenci, relembrou das etapas do retorno de Porto Alegre para a Rede Internacional de Cidades Educadoras e destacou que umas das grandes missões de uma cidade educadora é transformar a cultura da violência em uma cultura de paz. "Escutar e integrar a população é um bom caminho, como podemos observar no orçamento participativo e no projeto dos prefeitos de praça", acrescenta. O evento também contou com a presença da secretária municipal da Educação, Sônia Rosa, e do secretário municipal da Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho.

No painel, que levou o mesmo nome do congresso, o público pode ouvir a representante do Brasil no Grupo Arquitetura e Infância da União Internacional de Arquitetos, Beatriz Goulart, que explanou sobre a importância do plano diretor e pacto educativo. O painel também contou com a diretora da Delegação para América Latina da Associação Internacional de Cidades Educadoras (Rosário/Argentina), professora Laura Alfonso, que destacou a educação como forma de construção de valores éticos e cívicos, e o psicólogo e consultor do Porto Alegre Cidade Educadora, Alexsandro Machado, que enfatizou as ações para uma cidade educadora.

  

 

Cláudia Fleury

Andrea Brasil