Dia de Transparência reúne agentes públicos que atuam nos bairros
O incentivo ao uso dos canais digitais para a comunicação entre o cidadão e a Prefeitura de Porto Alegre foi o tema dominante da segunda edição da série Um Dia de Transparência, realizada nesta sexta-feira, 5, no auditório da Procempa. O encontro foi direcionado aos agentes públicos municipais que atuam em cada uma das 17 regiões do Orçamento Participativo e servem de referência para as comunidades dos bairros quanto aos serviços prestados pelo MunicÃpio. (fotos)
Promovido pela Secretaria Municipal de Transparência Controladoria (SMTC), a pasta responsável por todo o sistema de atendimento ao cidadão, o evento teve a apresentação de cada segmento, permitindo aos servidores conhecer melhor as funcionalidades, solucionar dúvidas e trazer sugestões. Também contou como mais uma etapa do conjunto de ações que vem sendo tomadas para recuperar a zeladoria da cidade.
"Muitas vezes o que parece fácil para um pode ser complicado para o outro, aquele que está na outra ponta do trabalho. As ferramentas tecnológicas são opções mais limpas e baratas para o poder público e o contribuinte e mais ágeis como canais de entrada de solicitações. Esperamos que esses servidores da prefeitura, que são interlocutores da população, possam reproduzir e estimular essa prática nos bairros e comunidades", disse o secretário Gustavo Ferenci, que pediu aos participantes um retorno com as observações feitas pelos cidadãos.
Os participantes receberam treinamento para usar o aplicativo #EuFaçoPOA e o site 156Web-Conecta Cidadão, que são alternativas ao telefone 156 para o recebimento das demandas da população. Reúnem 80% dos serviços mais demandados da prefeitura, além da Carta de Serviços, a Ouvidoria e a Lei de Acesso à Informação, todos com acesso pela Central do Cidadão, no portal da prefeitura.
Também se familiarizaram com os sistemas de cadastro e de acompanhamento de protocolos do 156, indispensáveis para a solicitação de serviços públicos e o posterior controle da execução e entrega. Para localizar um serviço público, o cidadão pode navegar pela Carta de Serviços, instituÃda por lei, que reúne 451 serviços, dos quais 151 são on-line: ao serem localizados podem ser solicitados no mesmo momento.
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Gilmar Martins