Ouvidoria-Geral do Município se consolida como importante ferramenta da transparência pública

26/04/2021 10:35
SMTC / PMPA
Transparência e controladoria
Sistema me-Ouv facilita o acesso ao serviço por parte dos cidadãos

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) tem empreendido diversas iniciativas para reforço da transparência pública, melhora da prestação dos serviços e consolidação de Porto Alegre como uma cidade inteligente. A Ouvidoria-Geral do Município reuniu virtualmente mais de 70 agentes públicos responsáveis nos órgãos pelas demandas de ouvidoria. O canal é responsável pelo recebimento e resposta às manifestações (reclamações, denúncias, elogios e sugestões) dos cidadãos porto-alegrenses em relação aos serviços prestados pela cidade.

De acordo com o secretário da SMTC, Gustavo Ferenci, semanalmente a pasta realiza o Dia de Transparência, com o objetivo de apresentar e compartilhar as demandas e informações referentes à secretaria. “O trabalho realizado pela Ouvidoria-Geral, suas demandas crescentes e oportunidades de melhor atender aos cidadãos da Capital com maior transparência e eficiência são nosso foco”, declarou. 

O coordenador da Ouvidoria-Geral, Marcos Caetano Corrêa, lembra que o setor foi instituído em 2017 e desde então não parou de crescer, sobretudo após a disponibilização, em 2019, do me-Ouv, sistema de ouvidoria Municipal. “A ferramenta facilita o acesso ao serviço por parte dos cidadãos, especialmente neste momento de isolamento social, proporciona maior precisão na recepção e análise e resposta das manifestações, preservando sigilo e anonimato quando solicitado”, explica. 

Corrêa destaca ainda que com o me-Ouv, foram 5.518 manifestações em 2020. “O número mostra o reconhecimento da Ouvidoria-Geral como órgão mediador entre as necessidades dos usuários dos serviços públicos e a atuação dos órgãos municipais. Esperamos que em 2021 o cidadão perceba a melhoria contínua dos nossos serviços”, concluiu.

  

 

Lisie Venegas

Andrea Brasil

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