Ouvidoria renova site para reduzir erro em solicitações
O sistema da Ouvidoria de Porto Alegre, vinculado à Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), recebeu, nesta semana, um visual diferenciado para facilitar o acesso dos usuários à ferramenta. A partir de agora, as opções de elogio, reclamação, sugestão e denúncia estão logo na página inicial, com explicação sobre cada uma (clique aqui). O objetivo é reduzir erros no registro das manifestações. Em setembro, dos 110 pedidos feitos na plataforma, 26% tinham algum desacerto.
Entre as ocorrências mais comuns de equívocos, está o pedido à Ouvidoria de serviços que são prestados pelo telefone 156. “Com uma estrutura mais explicativa, teremos diminuição em falhas como esta e vamos qualificar ainda mais o serviço e agilizar as resoluções”, diz Raquel da Silveira, responsável pela Ouvidoria-Geral de Porto Alegre.
O que é a Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral é o órgão encarregado de atender a reclamações e denúncias relativas à prestação dos serviços públicos pela administração municipal direta e indireta, e também pelas entidades privadas que operam com recursos públicos na oferta de serviços à população.
No ar há mais de 45 dias, a nova Ouvidoria centraliza todos os chamados pela ferramenta online. Antes, os protocolos eram geradas por e-mail e telefone, o que dificultava o acompanhamento e o retorno aos usuários.
Além do sistema online, podem ser esclarecidas dúvidas pelo telefone 3289-1200, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30, de segunda a sexta-feira. São feitos também atendimentos presenciais, de segunda a sexta, nestes mesmos horários, na avenida Siqueira Campos, 1.300, 10º andar, sala 1.065.
Rui Felten