Porto Alegre projeta implementar sistema nacional de organização de processos
O interesse de Porto Alegre em integrar o grupo piloto de órgãos públicos municipais e estaduais, que farão parte da Nacionalização do ePAD (sistema que organiza as informações dos procedimentos administrativos), se consolidou em reunião realizada na última quarta-feira, 6, entre a Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) e a Controladoria-Geral da União (CGU).
De acordo com a secretaria-adjunta da SMTC, Luciane Rache, o ePAD é um sistema utilizado pela CGU para gerenciamento dos procedimentos administrativos correcionais/disciplinares, desde a admissibilidade até o julgamento administrativo. “O aprimoramento contínuo do sistema correcional do município é uma medida que se impõe. Esse sistema, além trazer uma padronização nacional do processo de tratamento de denúncias, dará à prefeitura um salto de qualidade na gestão e controle das não conformidades administrativa”, ressaltou.
Para a coordenadora da Corregedoria-Geral do Município de Porto Alegre, Sandra Topanotti Trentin, o ePAD será instrumento fundamental para o fortalecimento e modernização do Sistema de Correição. “Assim será possível melhorar a tramitação dos processos correcionais, atendendo com maior segurança a nossa legislação, além de facilitar o dia a dia dos servidores dos órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal", concluiu. Também acompanhou a reunião o coordenador da Ouvidoria-Geral do Município, Marcos Corrêa.
Lissandra Mendonça