Relatório preliminar da auditoria especial será respondido pela Smed em 30 dias
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) concluiu a primeira etapa da auditoria especial determinada pelo prefeito Sebastião Melo para apurar os procedimentos de aquisição e destinação de equipamentos tecnológicos e materiais didáticos para a rede municipal de ensino. Durante 60 dias, a equipe de auditores realizou inspeções em escolas e análise documental dos processos no âmbito da Secretaria Municipal de Educação (Smed) entre janeiro de 2022 e junho de 2023.
O relatório preliminar apontou fragilidades nos fluxos de processos internos no âmbito da Smed, falhas no planejamento para distribuição das aquisições para as 98 unidades da rede própria e que alguns procedimentos de compra não estavam em conformidade. Muitos dos problemas de logÃstica e administrativos identificados já começaram a ser enfrentados ainda em junho, quando o prefeito também criou o comitê gestor operacional na secretaria, liderado pelo vice-prefeito Ricardo Gomes.
O grupo dedicou-se a produzir diagnóstico e adotar medidas para regularizar controles administrativos, além da criação da Diretoria de LogÃstica para estratégia de distribuição e contratações de reparos e obras necessários ao funcionamento dos equipamentos e melhorias na infraestrutura das escolas.
Conforme a legislação municipal, a Smed tem prazo de 30 dias para analisar o documento e apresentar respostas. Após avaliar o posicionamento da Educação, a SMTC emitirá o relatório final da auditoria, com os apontamentos conclusivos para providências da gestão.
Cristiano Vieira