Seminário debate transparência e jornalismo investigativo

05/09/2025 12:24

Com o objetivo de promover um debate sobre a relação entre acesso à informação, proteção de dados e jornalismo investigativo, a Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), em parceria com a Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), realizou, nesta sexta-feira, 5, o seminário Entre o Dado e a Notícia: Transparência, Informação e Investigação. O encontro ocorreu no saguão da Famecos e reuniu mais de 60 participantes, entre estudantes, servidores e profissionais da área. 

“Este seminário reflete uma convicção fundamental: transparência é um direito do cidadão e um dever do Estado. A transparência vem ajudando o jornalismo a construir informação verdadeira e o debate qualificado contribui para a construção de uma sociedade mais informada, participativa e democrática”, destacou a secretária de Transparência e Controladoria, Mônica Leal. Representando o curso de Jornalismo da PUCRS, o professor Andrei Rossetto ressaltou a importância de refletir sobre o uso ético e responsável da informação na esfera pública e o papel decisivo do jornalismo investigativo na preservação da democracia. 
    
Painéis - A programação contou com dois painéis de 30 minutos, que discutiram o fluxo de informações entre governos, imprensa e população. 

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Lei de Acesso à Informação (LAI): Como Proteger Dados Sem Prejudicar a Transparência - O painel reuniu Newton Moraes, responsável pela proteção de dados do Município de Porto Alegre, e Bruno Morassutti, cofundador e diretor de Advocacy da organização Fiquem Sabendo, com mediação do jornalista Fabiano Brasil. A discussão destacou a relação entre a LGPD e a LAI. O debate evidenciou que elas não se sobrepõe, sendo necessário manter um diálogo transparente e permanente entre governos e imprensa para garantir o acesso às informações de interesse público sem comprometer a privacidade dos envolvidos.

Jornalismo Investigativo e as Ferramentas de Transparência: Carlos Rollsing, repórter do Grupo de Investigação da RBS, e Katia Brembatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), com mediação do professor de jornalismo da PUCRS Moreno Osório, abordaram os avanços conquistados desde a implementação da LAI, as ferramentas de transparência atualmente disponíveis e de que forma elas podem fortalecer a prática do jornalismo investigativo.

Sarah Hoffmeister

Tatiana Bandeira