Sistema 156 recebeu mais de 19 mil ligações durante a semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana compreendida entre os dias 10 e 16 de dezembro. O sistema recebeu mais de 19 mil ligações, a maioria referente ao atendimento do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Paradas operacionais, vazamento na rede, contas de água, falta de água e verificação de hidrômetro foram os assuntos mais solicitados.
"Segunda via da guia do Imposto Territorial Urbano (IPTU), guia de pagamento, nota fiscal eletrônica, horário de atendimento e divida ativa foram demandas significativas. A população questionou também a respeito de locais disponíveis para a vacinação, reforço da Janssen, atendimento hospitalar, acamados e grupos prioritários. Além disso, foram solicitadas informações sobre horários e itinerários e fiscalização de ônibus, apresentação de condutor e recursos de multas e veículos”, destaca o titular da SMTC, Gustavo Ferenci.
De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos, o destaque foi para serviços de água, esgoto cloacal, falta de água, serviços de pluvial e descarte irregular.
Aplicativo - Uma das principais ferramentas de atendimento da prefeitura é o aplicativo 156+POA, que vem passando por atualizações para oferecer serviços públicos com mais qualidade. Agora, além de poder se informar sobre serviços da cidade, vacinação e agendar as quadras de esporte da orla, é possível também imprimir as guias de pagamento do IPTU 2022. O aplicativo, que já estava disponível para Android, agora pode ser acessado pelos celulares com o sistema iOS. Os upgrades no aplicativo foram desenvolvidos pela equipe da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município recebeu, entre os dias 10 e 16 de dezembro, 174 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura. Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito à água e esgoto; vistoria e poda de árvore; iluminação pública e tapa-buraco; fiscalização de obra, de calçada e de atividades econômicas; educação e e limpeza urbana.
e-SIC- O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações recebeu, entre os dias 10 e 16 de dezembro, 64 solicitações. As demandas mais pedidas foram para a Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap). “Destacam-se os assuntos referentes a Imóveis do município e notas de empenho”, acrescenta Kika Cop, coordenadora do e-Sic.
Gilmar Martins