Toma posse comissão que vai avaliar soluções tecnológicas para serviços de comunicação com cidadão

05/05/2021 15:59

O processo de Consulta pública, que prevê a modernização e otimização da comunicação e relacionamento da Prefeitura Municipal de Porto Alegre com a população da cidade, oficializou nesta quarta-feira, 5, os representantes que irão compor a Comissão de Avaliação de Soluções de Tecnologia. O projeto faz parte da meta de aprimorar o atendimento ao cidadão, a cargo da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC).

Os indicados pela SMTC são o secretário, Gustavo Ferenci, e a adjunta, Luciane Marques Rache; a secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos indicou Alexandre Sacco Xavier e Luiz Alberto Turmina de Oliveira; da Procempa participam Débora Roesler e Gerson da Silva Barrey; do Gabinete de Inovação, Pâmela Oliveira Corrêa e pelo Pacto Alegre, Eduardo Arruda. Entre os suplentes estão Gilvan Marques, Adriana Gambino, Raphael Correa, Leonardo Pilotti, Márcio Scherer, César Bridi, Eliana Senna e Luiz Carlos Pinto. A Câmara Municipal deve enviar o nome de representante até o fim desta semana. 

A Comissão Avaliadora tem como objetivo conhecer as soluções disponíveis no mercado e dentro da percepção de cada integrante, com suas experiências multidiciplinares, produzir um resumo das funcionalidades que mais interessam ao cidadão. “A construção do Termo de Referência será elaborada a partir das diversas visões obtidas no certame e compatível com o que o mercado de software brasileiro oferece, buscando trazer para Porto Alegre as melhores tecnologias”, destaca o secretário Gustavo Ferenci.

De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, a comissão é um marco divisor. “Ouvir o mercado, conhecer as melhores tecnologias, unir vários  talentos com experiências de pastas  distintas em um projeto único significa a transformação dos serviços púbicos para o cidadão“, relata. 

Projeto - Atualmente a prefeitura possui estratégias diferentes para cada um dos canais utilizados (#EuFaçoPoa; 156 Web; Call Center). Porém, eles agem de maneira independente, ou seja, de forma não integrada. Dos 452 itens da Carta de Serviços por exemplo, somente 154 podem ser solicitados online. Com a Central do Cidadão a prefeitura vai migrar para um sistema omnichannel (que se baseia na interligação de todos os canais de atendimento do público-alvo), com foco na experiência do usuário. Para que isso ocorra, todos os canais deverão funcionar de forma integrada, garantindo que o usuário seja capaz de usar o melhor de cada um canais durante a sua interação com os órgãos.

Os documentos da consulta pública estão disponíveis aqui.

Próximas etapas:

Road Show (apresentações): 03/05/2021 a 14/05/2021.

Cases de sucesso de outros municípios/países: 26/04/2021 a 14/05/2021.

Audiência Pública: 17/05/2021 com transmissão AO VIVO pelo facebook da Prefeitura de Porto Alegre.

Dúvidas poderão ser endereçadas ao e-mail centraldocidadao@portoalegre.rs.gov.br

Lisie Bastos Venegas

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes