Trabalho da transparência pode gerar economia R$ 7,4 milhões ao município

06/07/2023 16:35

Relatório divulgado pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), por meio das Divisões de Despesa Pública, Controle, Monitoramento e Auditoria-Geral, vinculadas à Controladoria-Geral do Município (CGM), mostra que de 1º a 30 de junho deste ano foi verificada a conformidade de 4.248 processos de pagamento. Outros 429 relatórios de não conformidade foram gerados.

“Esse número, de 429, é positivo para o governo, uma vez que temos apenas cerca de 10% de processos de não conformidade, em um montante de 4.248”, destaca o titular da SMTC, Gustavo Ferenci.    

No acumulado do ano, são 25.459 com emissão de 3.106 relatórios de não conformidade. No balanço final do primeiro semestre de 2023, entre potencial dano evitado, ressarcimentos e aplicações de multas, o município gerou um potencial de economia de R$ 7,4 milhões.

De acordo com o controlador-geral, Silvio Zago, 25.459 é um valor expressivo em comparação ao primeiro semestre de 2022. “Embora se evidencie pouca variação do quantitativo de processos verificados, o número de relatórios de não conformidade gerados reduziu aproximadamente em 36,3%. O que denota todo trabalho de orientação técnica e cursos ministrados pela CGM para os fiscais de contratos e serviços do município”, completa. 

A CGM tem a função de zelar pela boa aplicação dos recursos públicos, visando prevenir e detectar erros, e coibir fraudes.
 

Cláudia Fleury

Lissandra Mendonça