Transparência e TCE reúnem-se para potencializar fluxos de trabalho
O fluxo contínuo de trabalho para qualificar o atendimento das demandas existentes entre o Tribunal de Contas do RS e a Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria de Porto Alegre foi tema de reunião realizada nesta terça-feira, 28, entre o titular da SMTC, Gustavo Ferenci, o controlador-geral do município, Silvio Zago, e o conselheiro e futuro presidente do TCE, Alexandre Postal.
“Já existia uma boa relação entre a Controladoria e o TCE, e a intenção é estreitar os laços em busca sempre de melhorias, lembrando que um dos compromissos desse governo é com a transparência e a responsabilidade em relação ao dinheiro público”, ressaltou Ferenci.
No encontro, cinco projetos encabeçados pela SMTC, por meio da Controladoria-Geral, foram apresentados. “Nosso foco é o de prevenção e orientação. O primeiro projeto é o de aprimoramento de controle interno, em um modelo de gestão que reduz as ineficiências e previne e combate a corrupção”, salientou Silvio Zago.
Já o segundo projeto, segundo o controlador, trata da capacitação aos ordenadores de despesa e gestores e fiscais de contrato. “O terceiro projeto prevê a implantação do Observatório do Gasto Público (OGP), com cruzamento de dados, notas fiscais de creches e associações, por exemplo”, explicou.
Previsto para implantação em 2022, o quarto projeto é chamado de Auditoria Cidadã, com visitas em postos saúde e escolas municipais para verificar questões como a merenda escolar.
O quinto projeto é uma plataforma de relacionamento com o TCE, denominada E-AUD, que contará com os registros das requisições de documentos de informação, os comunicados e decisões que o órgão encaminha. “Essa inovação vai potencializar o que mais primamos na pasta: o controle e transparência total”, disse.
Durante a reunião, também conversaram sobre a segunda etapa da auditoria da folha do funcionalismo da Capital e sobre o projeto de lei encaminhado à Câmara de Vereadores para criar a Divisão de Controle e Monitoramento da Administração Indireta.
Gilmar Martins