Transparência realiza atividades de planejamento e integração com a comunidade da Escola Saint Hilaire
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, na Lomba do Pinheiro, foi o local escolhido pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) para realizar sua segunda reunião de planejamento estratégico, nessa terça-feira, 17. No encontro, destinado aos servidores da pasta, foram realizadas diversas atividades de integração junto à comunidade escolar, entre elas a plantação de uma árvore e a confecção de uma cápsula do tempo contendo as metas a serem atingidas, que será aberta em três anos e meio.
Anfitrião da visita, o diretor da Escola Ângelo Barbosa contou que a motivação profissional dos diretores e professores é fazer com que os alunos sonhem com um lugar melhor, com uma perspectiva de futuro, junto à construção teórica de ensino oferecido. "Com essa formação, os alunos buscam não se contentar com pouco e ampliam seus horizontes”, destacou.
O titular da SMTC, Gustavo Ferenci, lembrou do encontro de planejamento realizado em março deste ano dentro de um ambiente inovação, a Fábrica do Futuro. "Naquela oportunidade, todos refletiram sobre como qualificar o serviço público de uma forma diferente e eficaz, tendo como resultado a criação de alguns projetos como os dias de transparência. Agora, optamos por fazer esse segundo encontro em uma escola Municipal, interagindo como professores e alunos, conhecendo os projetos locais, que vão desde robótica, passando pelo esporte e leitura, sempre com foco na compreensão de que o papel de uma secretaria meio é auxiliar no trabalho que é desenvolvido na ponta", explica.
“Pensar sobre o papel da Secretaria de Transparência e Controladoria em um espaço tão rico como a Escola Saint Hilaire foi inspirador”, destacou a secretaria-adjunta, Luciane Rache. Segundo ela, é dever do gestor público sair do seu gabinete e saber o que está ocorrendo na ponta, pois assim se faz uma gestão transformadora e efetiva, garantindo que os direitos do cidadão sejam efetivamente atendidos.
Um dos idealizadores da iniciativa, o articulador técnico da SMTC, Alexandro Machado, enfatizou que os relatos emocionados dos servidores ao final da atividade expressam que foi assertiva a escolha. “Afinal, perceber que nosso trabalho impacta diretamente a vida das pessoas que utilizam equipamentos públicos tão essenciais como uma escola, sem dúvida, se constitui na melhor motivação para nossos servidores”, finalizou.
Andrea Brasil