WhatsApp do 156 faz mais de 87,4 mil atendimentos em primeiro ano de atividade
A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Transparência e Controladoria (SMTC), já realizou 87.427 mil atendimentos desde o lançamento do WhatsApp do 156 - (51) 34330156 - em 3 de janeiro de 2022. Deste total, 66.218 mil (75,74%) são referentes ao atendimento via chatboot (robôs que interagem com usuários, automaticamente, usando inteligência artificial para solucionar dúvidas ou fornecer outras informações) e 21.209 mil (24,26 %) ao atendimento realizado por profissionais.Â
De acordo com o titular da SMTC, Gustavo Ferenci, esta modalidade de atendimento chegou para facilitar a comunicação com o cidadão.  “Por meio do WhatsApp é possÃvel registrar protocolos para solicitação de poda de árvore, fornecimento de água, fechamento de buraco de rua, denúncias de focos do mosquito da dengue, entre outros serviços", afirma Ferenci .Â
Atualmente são 16 opções: trânsito e transporte; água e esgoto; zeladoria: árvores e tapa-buracos; impostos e taxas; fiscalizações; serviços de saúde; assistência social – Fasc; iluminação pública; Procon; limpeza urbana – DMLU; agendamento da orla; dengue; Escritório de Licenciamento; castração de cães e gatos; Previmpa e  Mais Comunidade.
A opção mais buscada na plataforma no primeiro ano de atividade foi trânsito e transporte (41,63% atendimento humano e chatbot com 23,69%). Na sequência estão as opções água e esgoto (14,58% atendimento humano e chatboot 15,97%), impostos e taxas (10,18% atendimento humano e 7,27% chaboot) e zeladoria (8,69% atendimento humano e chatboot 4,93%).Â
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Gilmar Martins