WhatsApp do 156 registra 216 mil atendimentos em dois anos de atividade

03/01/2024 12:59

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Transparência e Controladoria (SMTC), registrou 216 mil atendimentos desde o lançamento do WhatsApp do 156 (pelo número 51 34330156), em 3 de janeiro de 2022.

Deste total, 142 mil (66%) são referentes ao atendimento via chatboot (robôs que interagem com usuários usando inteligência artificial) e 72 mil (33%) realizado por profissionais.

“Por meio do WhatsApp é possível registrar protocolos para solicitação de poda de árvore, fornecimento de água e fechamento de buraco de rua, entre outros serviçosâ€, pondera o titular da SMTC, Gustavo Ferenci.

A mais recente funcionalidade é a emissão das guias do IPTU Digital 2024, disponíveis desde terça-feira, 2. O DOC é gerado em menos de dois minutos.

A opção mais buscada na plataforma nos dois primeiro anos foi impostos e taxas (47 mil atendimentos, entre chatbot e humano – ou 28% do total). Na sequência, estão trânsito e transporte (39 mil, ou 23% do total); água e esgoto (32 mil, 19%) e saúde (11 mil, 6%).

O menu principal inclui áreas como trânsito e transporte; água e esgotos; zeladoria; lixo; saúde e impostos, além de mais 40 serviços nos submenus do sistema.

 

Cláudia Fleury

Cristiano Vieira