Capacita + POA: selecionados para os 36 cursos devem efetuar as matrículas a partir de quinta

11/02/2024 08:52

A Prefeitura de Porto Alegre divulgou a lista dos 2,7 mil selecionados para 36 cursos gratuitos de qualificação profissional por meio do programa Capacita + POA. Clique aqui para ver os nomes. Os selecionados deverão, obrigatoriamente, efetuar as matrículas entre a quinta-feira, 15, e 23 de fevereiro, em unidades do Senac/RS, instituição contratada pelo Executivo para ministrar as aulas.

Até o último dia de inscrições, em 31 de janeiro, a iniciativa da Secretaria Municipal Extraordinária do Trabalho e Qualificação Profissional (SMTQ), destinada apenas a moradores da Capital, recebeu 7.047 pedidos de inscrição. 

Em razão da demanda ter sido maior do que a oferta de vagas, a definição dos escolhidos ocorreu pela seguinte ordem de critérios de desempate: vulnerabilidade socioeconômica; situação de desemprego; quantidade de dependentes; idade igual ou inferior a 24 anos e; idade igual ou superior a 60 anos. A prefeitura ainda criou uma lista de suplentes, com base nos mesmos critérios. Eles serão convocados nos casos em que houver desistência de classificados. 

“A quantidade de pedidos de inscrição comprova a relevância do Capacita + POA e demonstra que as pessoas estão ávidas por oportunidades. Vamos, agora, trabalhar para viabilizar qualificação para quem não conseguiu uma vaga nesta primeira fase do programa. A ideia é manter essa iniciativa fixa no calendário. Estamos no caminho certo para ajudar as pessoas a conseguirem ocupar vagas disponíveis em Porto Alegre, mas que não estão preenchidas por falta de força de trabalho qualificada”, explica o secretário extraordinário do Trabalho e Qualificação Profissional, Tiago Simon.

Matrícula - Cada curso tem um local específico para o aluno se inscrever (a lista de classificados indica o lugar e uma sugestão de data para a matrícula, para evitar acúmulo de pessoas, mas ela poderá ser feita até 23 de fevereiro). Quem não se matricular no período indicado perderá o lugar automaticamente. 

Após essa etapa, se houver vagas não preenchidas, a prefeitura irá publicar uma lista com os nomes dos suplentes que poderão efetuar suas matrículas. Todas as posições deverão ser ocupadas. As aulas se iniciam a partir de março. Além da capacitação, os alunos receberão vale-transporte e coffee break.

Balanço - Dos 7.047 pedidos de inscrição recebidos pela prefeitura, 75% foram de pessoas desempregadas (5.351), e 62% de quem disse ter renda de até 1 salário mínimo (4.376). O maior percentual de solicitações foi da faixa etária de 16 a 25 anos (37%), e 19% de quem tem 46 anos ou mais (1.329), incluindo 76 pessoas com 65 anos ou mais. 

Os cursos mais procurados foram Assistente Administrativo (1.723 pedidos), Cuidador de Idoso (1.260), Informática Fundamental (1.145), Design Gráfico (1.065) e Atendente de Nutrição (977). Já o turno mais procurado para as aulas foi o da tarde, com 5.282 solicitações. Também houve 1.669 pedidos por aulas pela manhã e 3.693 pela noite. Há mais demandas de turnos do que inscritos porque tratava-se de uma preferência, em que havia resposta com múltipla escolha.

Endereços para matrícula
Unisenac - rua Cel. Genuíno, 130 - Centro Histórico 
Escola Senac Saúde - avenida Assis Brasil, 1481 - Passo d'Areia 
Escola Senac Tech - avenida Venâncio Aires, 93 - Cidade Baixa

 

  

 

Samuel Bizachi

Andrea Brasil