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Escolas , ONG's e OSCIPs podem solicitar cursos de capacitação em Defesa Civil, onde serão trabalhados os conceitos de ações preventivas e de resiliência. Podem ser solicitadas palestras sobre prevenção de acidentes, desastres e eliminação de riscos, de acordo com os conceitos e a doutrina de Defesa Civil.

 

Requisitos / Documentos necessários

Dados da entidade solicitante.

 

Principais Etapas do Serviço

Contato e agendamento do evento de acordo com a disponibilidade do Grupo de Primeira Abordagem (GPA).

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

As palestras podem ser ministradas em qualquer horário, desde que haja disponibilidade.

Atualizado em
26/11/2019

Preventivamente: GPA realizará a vistoria no local em que possa ocorrer situações de risco à comunidadee procederá aos encaminhamentos necessários para a remoção ou minimização do risco.

Após ocorrido o desastre: Atuará em apoio ao socorro às vítimas e no intuito de minimizar os danos ao patrimônio e ao meio ambiente.

 

Requisitos / Documentos necessários

Dados pessoais.

Endereço completo da ocorrência e ponto de referência.

 

Principais Etapas do Serviço

 

Recebimento das demandas por todos os canais citados no item anterior.

Através de análise por parte dos Agentes de Defesa Civil realizam a ida até o local do evento para o atendimento da demanda.

Acionamento dos órgãos envolvidos através da COPAE – Comissão Permanente em Atuação em Emergências.

Por último se faz necessário o acompanhamento das ações de Defesa civil.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Atendimento imediato com estabelecimento de prioridades quando ocorrerem múltiplas demandas.

 

Formas de Prestação de Serviço

Coordenação de atuações integradas dos órgãos municipais.

Providenciar na mobilização dos órgãos internos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e de outros órgãos, das esferas estadual e federal, em apoio aos eventos e situações previstas.

Adotar procedimentos conjuntos com os Órgãos da COPAE nos eventos e operações de emergência, tais como: retirada de pessoas; isolamento de área; instalação de posto de atendimento médico de urgência; controle de tráfego de veículos e fluxo de pessoas; instalação de posto de comando das operações e de informações para a imprensa.

 

Atualizado em
12/08/2020

Preventivamente, o Grupo de Primeira Abordagem (GPA) realizará a vistoria no local com risco iminente de queda de postes ou de fios e procederá aos encaminhamentos necessários para a remoção ou minimização do risco. Após ocorrido o desastre, atuará em apoio ao socorro às vítimas e no intuito de minimizar os danos ao patrimônio e ao meio ambiente.

 

Requisitos / Documentos necessários

Dados pessoais.

Endereço completo da ocorrência e ponto de referência.

 

Principais Etapas do Serviço

Agentes de Defesa Civil realizam a ida até o local do evento para o atendimento da demanda.

Acionamento dos órgãos envolvidos através da Comissão Permanente em Atuação em Emergências (COPAE).

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Atendimento imediato com estabelecimento de prioridades quando ocorrerem múltiplas demandas.

 

Formas de Prestação de Serviço

Coordenação de atuações integradas dos órgãos municipais.

Mobilização dos órgãos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e das esferas estadual e federal, em apoio aos eventos e situações previstas.

Adotação de procedimentos conjuntos com os órgãos da COPAE nos eventos e operações de emergência, como: retirada de pessoas, isolamento de área, instalação de posto de atendimento médico de urgência, controle de tráfego de veículos e fluxo de pessoas, instalação de posto de comando das operações e de informações para a imprensa.

Atualizado em
23/07/2020

Preventivamente, o Grupo de Primeira Abordagem (GPA) realizará a vistoria no local com risco de queda de muro e fará os encaminhamentos necessários para a remoção ou minimização do risco. Após ocorrido o desastre, o GPA atuará em apoio ao socorro às vítimas.

 

Requisitos / Documentos necessários

Dados pessoais.

Endereço completo da ocorrência e ponto de referência.

 

Principais Etapas do Serviço

Atendimento imediato com estabelecimento de prioridades quando ocorrerem múltiplas demandas.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

 Atendimento imediato.

Serão estabelecidas prioridades de atendimento quando ocorrerem múltiplas demandas.

 

Formas de Prestação de Serviço

Coordenação de atuações integradas dos órgãos municipais.

Mobilização dos órgãos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e nas esferas estadual e federal, em apoio aos eventos e situações previstas.

Adoção de procedimentos conjuntos com os órgãos da COPAE nos eventos e operações de emergência, como: retirada de pessoas, isolamento de área, instalação de posto de atendimento médico de urgência, controle de tráfego de veículos e fluxo de pessoas, instalação de posto de comando das operações e de informações para a imprensa.

Atualizado em
23/07/2020

Preventivamente, o Grupo de Primeira Abordagem (GPA) realizará a vistoria no local com risco de queda de árvore sobre residência e fará os encaminhamentos necessários para a remoção ou minimização do risco. Após ocorrido o desastre, atuará em apoio ao socorro às vítimas. 

 

Requisitos / Documentos necessários

Dados pessoais.

Endereço completo da ocorrência e ponto de referência.

 

Principais Etapas do Serviço

Agentes de Defesa Civil vão até o local do evento para o atendimento da demanda.

Acionamento dos órgãos envolvidos através da Comissão Permanente em Atuação em Emergências (COPAE)

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Atendimento imediato, com estabelecimento de prioridades quando ocorrerem múltiplas demandas.

Serão estabelecidas Prioridades de Atendimento quando ocorrerem  múltiplas demandas.

 

Formas de Prestação de Serviço

Coordenação de atuações integradas dos órgãos municipais.

Mobilização dos órgãos e entidades da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e nas esferas estadual e federal, em apoio aos eventos e situações previstas.

Adoção de procedimentos conjuntos com os órgãos da COPAE nos eventos e operações de emergência como: retirada de pessoas, isolamento de área, instalação de posto de atendimento médico de urgência, controle de tráfego de veículos e fluxo de pessoas, instalação de posto de comando das operações e de informações para a imprensa.

Atualizado em
11/08/2020

Preventivamente, o Grupo de Primeira Abordagem (GPA) realizará a vistoria no local com risco iminente de inundação ou alagamento e fará os encaminhamentos necessários para a remoção ou minimização do risco. Após ocorrido o desastre, atuará em socorro às vítimas com o objetivo de minimizar os danos ao patrimônio e ao meio ambiente.

 

Requisitos / Documentos necessários

Dados pessoais.

Endereço completo da ocorrência e ponto de referência.

 

Principais Etapas do Serviço

Agentes de Defesa Civil realizam a ida até o local do evento para o atendimento da demanda.

Acionamento dos órgãos envolvidos através da Comissão Permanente em Atuação em Emergências (COPAE).

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Atendimento imediato com estabelecimento de prioridades quando ocorrerem múltiplas demandas.

 

Formas de Prestação de Serviço

Coordenação de atuações integradas dos órgãos e entidades municipais.

Mobilização dos órgãos e entidades da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e de outros órgãos, nas esferas estadual e federal, em apoio aos eventos e situações previstas.

Adoção de procedimentos conjuntos com os órgãos da COPAE nos eventos e operações de emergência, como: retirada de pessoas,isolamento de área, instalação de posto de atendimento médico de urgência,controle de tráfego de veículos e fluxo de pessoas, instalação de posto de comando das operações e de informações para a imprensa.

Atualizado em
23/07/2020

Preventivamente o Grupo de Primeira Abordagem (GPA) realizará vistoria no local com risco de incêndio e fará os encaminhamentos necessários para a remoção ou minimização do risco. Após ocorrido o desastre, o GPA atuará em apoio ao socorro às vítimas, e no intuito de minimizar os danos ao patrimônio e ao meio ambiente.

 

Requisitos / Documentos necessários

Dados pessoais.

Endereço completo da ocorrência e ponto de referência.

 

Principais Etapas do Serviço

Agentes de Defesa Civil realizam a ida até o local do evento para o atendimento da demanda.

Órgãos e entidades são acionados por meio da Comissão Permanente em Atuação em Emergências (COPAE) e Corpo de Bombeiros quando necessário.

Acompanhamento das ações de Defesa civil.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

 Atendimento imediato com estabelecimento de prioridades quando ocorrerem múltiplas demandas.

 

Formas de Prestação de Serviço

Coordenação de atuações integradas dos órgãos e entidades municipais.

Mobilização dos órgãos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e nas esferas estadual e federal, em apoio aos eventos e situações previstas.

Adoção de procedimentos conjuntos com os órgãos da COPAE nos eventos e operações de emergência, como retirada de pessoas, isolamento de área, instalação de posto de atendimento médico de urgência, controle de tráfego de veículos e fluxo de pessoas, instalação de posto de comando das operações e de informações para a imprensa.

Atualizado em
23/07/2020

Preventivamente, o Grupo de Primeira Abordagem (GPA) realizará a vistoria no local com risco de deslocamento, queda ou quebra de telhas ou telhados. Após ocorrido o desastre, o GPA atuará em apoio aos  trabalhos de socorro às vítimas.

 

Requisitos / Documentos necessários

- Dados pessoais

- Endereço completo da ocorrência e ponto de referência.

 

Principais Etapas do Serviço

Recebimento das demandas. 

Agentes de Defesa Civil realizam a ida até o local do evento para o atendimento da demanda.

Acionamento dos órgãos envolvidos através da Comissão Permanente em Atuação em Emergências (COPAE).

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Atendimento imediato com estabelecimento de prioridades quando ocorrerem múltiplas demandas.

 

Formas de Prestação de Serviço

Coordenação de atuações integradas dos órgãos e entidades municipais.

Mobilização dos órgãos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e de outros órgãos, nas esferas estadual e federal, em apoio aos eventos e situações previstas.

Procedimentos conjuntos com os órgãos da Comissão Permanente de Atuação em Emergências - COPAE nos eventos e operações de emergência, como: retirada de pessoas, isolamento de área, instalação de posto de atendimento médico de urgência, controle de tráfego de veículos e fluxo de pessoas, instalação de posto de comando de incidentes e de informações para a imprensa.

Atualizado em
23/07/2020

Preventivamente, o Grupo de Primeira Abordagem (GPA) realizará a vistoria no local com risco de deslizamento de materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação e/ou material de construção ao longo de terrenos inclinados, denominados de encostas, e fará os encaminhamentos necessários para a remoção ou minimização do risco. Após ocorrido o desastre, o GPA atuará na coordenação dos trabalhos de socorro às vítimas.

 

Requisitos / Documentos necessários

Dados pessoais.

Endereço completo da ocorrência e ponto de referência.

 

Principais Etapas do Serviço


Agentes de Defesa Civil vão até o local do evento para o atendimento da demanda.

Acionamento dos órgãos envolvidos através da Comissão Permanente em Atuação em Emergências (COPAE).


Restabelecimento da normalidade.

 

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Atendimento imediato com estabelecimento de prioridades quando ocorrerem múltiplas demandas.

 

Formas de Prestação de Serviço

Coordenação de atuações integradas dos órgãos municipais.


Mobilização dos órgãos e entidades Prefeitura Municipal de Porto Alegre e de outros órgãos, nas esferas estadual e federal, em apoio aos eventos e situações previstas.


Adoção de procedimentos de emergência como: retirada de pessoas, isolamento de área, instalação de posto de atendimento médico de urgência, controle de tráfego de veículos e fluxo de pessoas, instalação de posto de comando de incidentes e de informações para a imprensa.

 

Atualizado em
11/08/2020

A Coordenadoria da Defesa Civil, por meio do Grupo de Primeira Abordagem (GPA), realiza a vistoria no local com risco de desabamento . Posteriormente fará os encaminhamentos necessários para a remoção ou minimização do risco. Se ocorrido o desastre age no intuito de minimizar os danos causados e coordena as ações de socorro às vítimas.

Requisitos / Documentos necessários

Dados Pessoais (nome completo, telefone, endereço).

 Endereço completo da ocorrência e ponto de referência.

 

Principais Etapas do Serviço

Análise de cada situação por parte dos agentes de Defesa Civil.

Atendimento da demanda.

Acionamento dos órgãos envolvidos por meio da  Comissão Permanente em Atuação em Emergências (COPAE).

 Acompanhamento das ações de Defesa civil.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

 Atendimento imediato, com estabelecimento de prioridades quando ocorrerem múltiplas demandas.

 

Formas de Prestação de Serviço

Coordenação de atuações integradas dos órgãos municipais, mobilização dos órgãos internos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e de outros órgãos,das esferas estadual e federal.

Adotar procedimentos conjuntos com os Órgãos da Comissão Permanente de Atuação em Emergências - COPAE nos eventos e operações de emergência, tais como: retirada de pessoas,  isolamento de área, instalação de posto de atendimento médico de urgência, controle de tráfego de veículos e fluxo de pessoas, instalação de posto de comando das operações e de informações para a imprensa.

Atualizado em
13/08/2020
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