Carris participa da campanha Maio Amarelo

13/05/2021 14:48
Beto Bottega/Carris PMPA
Carris
Iniciativa visa conscientizar a população para a importância de ações de prevenção a acidentes de trânsito

A Carris recebeu, nesta quinta-feira, 13, os manequins amarelos que integram a ação da Prefeitura de Porto Alegre, realizada pela EPTC para a campanha Maio Amarelo 2021. Posicionados na entrada da garagem da empresa, os chamaram a atenção das pessoas que circularam pelo local. A finalidade da ação é fazer a população refletir sobre o tema da inciativa, focada na prevenção de acidentes de trânsito. Uma equipe da EPTC realizou ações de conscientização ao longo do dia, conversando com motoristas e demais colaboradores da Carris sobre a importância da campanha.

“Nosso objetivo é fazer com que a população e todos os agentes do trânsito se enxerguem nestes manequins e vejam que o trânsito não é feito de carros e ônibus, mas de pessoas que conduzem esses veículos. Todos os motoristas têm a responsabilidade de conduzir de forma harmônica, respeitando a velocidade da via”, defende o Coordenador de Educação da EPTC, Diego Marques.

“Nos corredores de ônibus, é importante que os motoristas tenham um cuidado redobrado, respeitem a velocidade e pratiquem a condução preventiva. São locais com grande quantidade de pessoas, com presença de idosos, possivelmente com dificuldades motoras e de equilíbrio, que podem se projetar para a via interna do corredor. Qualquer acidente, mesmo de impacto reduzido, do ônibus com o pedestre, pode ser fatal”, alerta Marques.

“A ação do Maio Amarelo, liderada no Brasil pelo Contran e desenvolvida hoje na sede da Carris em parceria com a EPTC, visa conscientizar nossos colaboradores sobre a importância da redução do número de vítimas no trânsito das ruas e avenidas atendidas pelas linhas da companhia, que tem a maior frota de ônibus de Porto Alegre”, destaca o diretor técnico Carlos Pires.

O número de acidentes fatais no trânsito vem caindo em Porto Alegre. Em 1998, quando a EPTC começou a gerir o trânsito em Porto Alegre, foram 199 mortes na cidade. Esse total foi diminuindo sucessivamente durante os anos. Em 2019 foi de 75 mortes, e no ano passado, 64.

O Movimento Maio Amarelo é mundial e foi criado em 2011 pela ONU com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. A cor amarela foi escolhida porque representa atenção e advertência na sinalização de trânsito.

Fernanda Schwengber Leal

Gilmar Martins