Vandalismo: Furto de fios prejudica serviços da Carris

15/04/2022 17:05

A Carris registra problemas em seus serviços nessa sexta-feira, 15, em razão do furto de fios que ocorreram nessa madrugada. Ao longo do dia, a energia foi restabelecida por geradores na companhia.

O crime não chegou a afetar a circulação das linhas de ônibus da Carris, mas gerou prejuízo em diversos setores como de limpeza, manutenção e abastecimento dos veículos. A energia está sendo retomada por meio de uma empresa para fazer os reparos nos cabos de energia. “É mais uma ação de desalmados que não pode ficar impune. Acionamos a polícia e estamos em busca de imagens para identificar os suspeitos. Não vamos desistir de combater e punir criminosos. Ajude denunciando pelos telefones 153 ou 156â€, disse o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

A ação criminosa resultou em um prejuízo aos cofres públicos de cerca de R$ 40 mil. Segundo o diretor-presidente da Carris, Maurício Cunha, geradores foram acionados para não afetar ainda mais o trabalho da companhia. “Felizmente, a ação criminosa não afetou a operação que seguiu normalmente, com o cumprimento de todas as tabelas horárias sem prejuízos à população", ressaltou.

O município está enfrentando problemas com iluminação e outros equipamentos públicos, com os ataques constantes em parques, semáforos e paradas de ônibus. Nesta semana o prefeito Melo reuniu a equipe de governo e criou uma força-tarefa com a cooperação das forças de segurança, para tentar coibir a ação dos bandidos.

Iluminação Pública - De janeiro a abril deste ano, pelo menos 1,2 mil metros de cabos foram furtados em Porto Alegre. Esse é o dado apresentado pela concessionária IPSUL que, neste mesmo período, contabilizou o furto de pelo menos 136 luminárias. A Redenção, o Parque Marinha e o Parcão são os locais onde há maior incidência desse tipo de crime. 

Mobilidade - Em relação ao mobiliário de trânsito, no primeiro trimestre deste ano, foram registrados 61 casos. Do total, 38 ocorrências aconteceram no mês de março. O número já representa mais da metade dos furtos ocorridos em 2021. O 4º Distrito e a Terceira Perimetral são os maiores alvos dessa prática. Além do prejuízo financeiro, estes crimes podem causar riscos a quem pratica e ao cidadão que circula pelas ruas.

Como denunciar - Caso presencie alguma situação suspeita de furto de fiação, seja na iluminação ou em mobiliários de trânsito acione a Guarda Municipal pelos telefones 153 ou 156.

 

Aline Rimolo e Beto Bottega

Lucas Barroso