Cadastro de Protetores e Entidades Protetoras de Animais
A Prefeitura de Porto Alegre ampliou o Cadastro de Protetores e Entidades Protetoras de Animais de Porto Alegre em 2025. A partir de cadastro, os protetores que preenchem os requisitos podem participar de serviços como: Atendimento na Unidade de Saúde Animal Victória (USAV), Castração e/ou Brechocão. Atualmente, são 119 protetores aprovados. Em setembro, atingimos a meta do ano.
As inscrições estão indisponíveis. Fiquem atentos para nova abertura de Cadastro para Protetores.
Requisitos / Documentos necessários
Pessoas físicas ou jurídicas que atuem como protetores independentes ou entidades protetoras de animais no município de Porto Alegre, e que atendam aos critérios definidos em regulamento.
Principais Etapas do Serviço
- Ler o Regulamento disponível aqui: Regulamento para o Cadastro de Protetores e Entidades Protetoras de Animais no Município de Porto Alegre;
- Mandar email ou ligar para o Gabinete da Causa Animal (GCA) para avisar sobre a intenção de entregar a documentação solicitada, com antecedência mínima de um (01) dia;
- Comprovar residência em Porto Alegre por meio da apresentação de um dos seguintes documentos atualizados e em nome do interessado: conta de água, luz, telefone fixo, ou correspondência oficial emitida por órgão público;
- Comparecer ao GCA com os documentos impressos, conforme regulamento;
- Após a entrega dos documentos, aguardar a confirmação da aprovação do cadastro por e-mail, onde constará a data a partir da qual o aprovado poderá usufruir dos serviços, conforme Regulamento e demais regramentos.
Formas de Prestação do Serviço
- O cadastro estará aberto de forma contínua.
- A primeira etapa é online, complementada pela entrega presencial dos documentos, conforme agendamento.
Previsão de Prazo para Realização do Serviço
A aprovação do cadastro será confirmada por e-mail no prazo de até 30 dias corridos, contados a partir da data de entrega completa e satisfatória da documentação exigida por parte do solicitante.
Principais Serviços Oferecidos após a Confirmação da Aprovação do Cadastro
- Animal Doente sem Tutor - Protetores Cadastrados
- Brechocão - Protetor Cadastrado
- Castração de Cães e Gatos para Protetor Cadastrado, conforme Regulamento.
Respostas às perguntas frequentes sobre o Cadastramento
- Agendamento
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Como faço para agendar horário para entregar a documentação solicitada?
Não há mais necessidade de agendamento, apenas pedimos que envie email ou ligue para o Gabinete da Causa Animal (GCA) para avisar sobre a intenção de entregar a documentação solicitada com antecedência mínima de 1 dia.
- Brechocão - Sorteio
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Posso participar como expositor do Brechocão em 2025?
Não mais; para o sorteio do Brechocão, que foi realizado em 8 de maio, apenas participaram os cadastros aprovados pelo GCA até o fim do dia 7 de maio. Veja o resultado aqui.
- Cadastro reprovado
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Meu cadastro não foi aprovado. Posso me adequar e passar por nova avaliação?
Sim, é possível, após realizar as adequações informadas pelo Gabinete, entregar os documentos complementares e, então, aguardar o resultado da nova avaliação pela equipe do GCA.
- Comprovante de residência
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Posso apresentar qualquer documento com o meu nome para comprovar meu local de residência?
A comprovação de residência em Porto Alegre será feita por meio da apresentação de, pelo menos, um dos seguintes documentos atualizados, em nome do interessado: Conta de água, luz, telefone fixo, ou Correspondência oficial emitida por órgão público.
Além disso, conforme o REGULAMENTO:
"2. Documentos necessários (a não apresentação da documentação completa impedirá o cadastro):
2.1 O(A) Protetor(a) - Pessoa Física deverá apresentar
2.1.5 Comprovante de residência em Porto Alegre, em nome do protetor - não serão aceitas declarações de terceiros, que não possuam parentesco comprovado;
2.1.5.1 O parentesco do(a) protetor(a) com o titular do comprovante de residência poderá ser comprovado com o documento de identidade do titular."
- Declaração Negativa de Antecedentes Policiais
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Apresentei a Declaração de Antecedentes Policiais, mas o Gabinete reprovou o meu cadastro mesmo assim, dizendo que não entreguei. O que aconteceu?
Quando constam registros na Declaração de Antecedentes Policiais ela não está negativa; ou seja, é necessário dar baixa nos processos constantes para, então, estar apto ao cadastro de protetor na Prefeitura de Porto Alegre.
Para isso, é possível solicitar uma declaração em qualquer Delegacia de Polícia e entregar para nós para reavaliarmos o seu cadastro.
- Documento de identificação
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Meu RG/ CPF foi roubado. Tenho a ocorrência policial e a solicitação da segunda via, que ainda não estará pronta na data aprazada. Posso apresentar isso e, quando entregue, encaminhar o documento original?
Sim.
- Entrega dos documentos
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O meu filho/marido/parente/amigo pode entregar os documentos por mim no dia agendado?
Não, pois coletaremos sua assinatura na entrega dos documentos.
- Edital 001/2021
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Sou protetor credenciado no Edital de Chamamento Público Sem Repasse Financeiro 001/2021. Meu cadastro será renovado?
Não, o cadastro de protetores vinculado ao Edital de Chamamento Público Sem Repasse Financeiro 001/2021 (3ª prorrogação), que encerrou no dia 30 de abril, foi extinto. Todos os interessados deverão realizar novo cadastro conforme orientações nos "Passos" (e documentos) acima.
- Uso do NIS
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Posso usar meu NIS para acesso aos serviços, caso seja Protetor Cadastrado na Prefeitura?
Conforme disposto no Regulamento, item “3. Dos serviços disponibilizados aos cadastrados de forma gratuita”,
- 3.1.4 Os Cadastrados não poderão utilizar os serviços da Unidade de Saúde Animal Victória através do seu benefício do Número de Inscrição Social (NIS), se o possuírem;
- 3.2.12 Os Cadastrados não poderão abrir protocolos de esterilização nas clínicas credenciadas através do seu benefício do Número de Inscrição Social (NIS), se o possuírem.