Cadastro Único
⚠️ Acesse este link e confira as principais orientações no período de Calamidade Pública.
No momento os postos localizados no SINE e Terminal Triângulo se encontram fechados devido a calamidade.
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) realiza o cadastramento de famílias no sistema do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O Cadastro Único é a Base de Dados que informa requisito para possível acesso a diferentes Programas Sociais, como: Programa Bolsa Família, Minha Casa Verde e Amarela, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), dentre outros (clique aqui para saber mais).
O que é o serviço?
O Sistema do Cadastro Único é um instrumento de identificação utilizado como base para seleção de diversos programas sociais destinados às famílias de baixa renda em todo o Brasil. Esses dados coletados são registrados em um formulário ou diretamente no sistema online do Governo Federal. As famílias devem procurar atendimento no município de moradia.
Os critérios para a concessão de benefícios como o Bolsa Família, BPC, Auxilio Gás, Tarifa de Energia Elétrica e outros são do Governo Federal.
Requisitos / Documentos necessários
Apresentar documentos originais:
- CPF ou Título de Eleitor do Responsável Familiar;
- Documento de identificação de todos componentes da família (RG ou CPF ou Carteira de trabalho ou Título de Eleitor ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento);
- Comprovante de residência (preferencialmente);
- Se houver crianças: apresentar a declaração escolar (preferencialmente).
Onde buscar atendimento?
Confira abaixo os locais e horários de Atendimento para Consulta no Sistema do Cadastro Único.
Atenção: São entregues senhas de forma planejada para organizar a previsão de atendimento, conforme a demanda: consulta no Sistema do Cadastro Único, atualização de dados ou novos cadastros.
- Unidades de Atendimento Descentralizado
-
Público: famílias e/ou cidadão residente em qualquer região de Porto Alegre.
- Agendamento Online
-
Agendamento Online
O atendimento para atualização cadastral e novos Cadastros no Sistema do Governo Federal pode ser realizado via Central do Cidadão, por meio do site 156 WEB, e pelo Aplicativo 156+POA, em aparelhos iOS e Android.
Locais de atendimento nesta modalidade de agendamento:
- Sede da FASC (Avenida Ipiranga, nº 310)
- Sede do DEMHAB (Avenida Princesa Isabel, nº 1115)
- SINE Municipal (Avenida Sepulveda, esquina com a Mauá)
- Subprefeitura Cristal (Avenida Copacabana, nº 1096, Bairro Tristeza)
- Subprefeitura Belém Novo (Avenida Desembargador Jorge Melo Guimarães, nº 12)
- CRAS Hípica (Rua Francisca Prezzi Bolognesi, nº 352)
- CRAS Leste 2 (Rua Emilio Keidann, nº 50)
- CRAS Lomba do Pinheiro (Rua Cel. Jaime Rolemberg de Lima, nº 108)
- CRAS Partenon (Rua Barão do Amazonas, nº 1959)
Atenção!
Os Mutirões do Cadastro Único acontecem em diversas regiões de Porto Alegre. O Calendário de Mutirões é divulgado por meio do Portal de Notícias da Prefeitura de Porto Alegre, mídias sociais da FASC e grande mídia. Fique atento!
Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)
⚠️ As Unidades de Atendimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) abaixo permanecem com serviços interrompidos, atingidos pela enchente ou falta de energia e internet:
- Centro
- Restinga Velha
- Ilhas
- Extremo Sul
- Farrapos
- Sul
- Restinga
- Eixo Baltazar
- 5ª Unidade
- Santa Rosa
O atendimento para o Sistema do Cadastro Único, do Governo Federal, no CRAS - de cada região de Porto Alegre - é prioritário para Atualização Cadastral de famílias acompanhadas em outros serviços e acontece por meio de agendamento da equipe técnica e/ou conforme a demanda de grupos prioritários como: gestantes, idosos e PCDs.
Atenção: famílias acompanhadas pelas equipes e que precisam atualizar dados, informe-se no CRAS da sua região.
Consulta Cadastral
Para consultar dados e situação cadastral e impressão do Registro Número de Inscrição Social e demais informações, acesse: cadunico.dataprev.gov.br.
Previsão NIS
Depois de realizada a entrevista, as informações são inseridas no sistema informatizado, para que seja gerado o Número de Inscrição Social - NIS. O NIS é gerado pelo Governo Federal.
Estar inserido no Cadastro Único não garante acesso aos benefícios. Os dados familiares devem estar devidamente preenchidos e serão conferidos de forma criteriosa pelo Governo Federal.
A Gestão do Sistema do Cadastro Único, Avaliação e Liberação de Benefícios acontece por meio do Governo Federal.
Perguntas e Respostas
- Atualização Cadastral
-
A atualização de dados das famílias inseridas no Sistema do Cadastro Único entre 2016 e 2017 está acontecendo em todo o Brasil. Em Porto Alegre, das 127 mil famílias cadastradas, 50% precisam regularizar a situação cadastral.
- Como solicitar?
-
O responsável deve ser maior de 16 anos e comparecer em uma das Unidades de Atendimento Descentralizado para entrevista, coleta das informações sobre a composição do núcleo familiar.
O Atendimento para Cadastro Único nas 22 unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em Porto Alegre é prioritário às famílias acompanhadas pelas equipes técnicas do território e/ou grupos prioritários: idosos, gestantes, Pessoas com Deficiências (PCDs).
- Para Atualizar os Dados
-
Para atualizar dados no Cadastro Único, o responsável familiar deve comparecer em uma das Unidades de Atendimento. O prazo limite para realizar a atualização cadastral é de 24 meses (de dois em dois anos).
Quem não possui alterações em seus dados, pode efetuar a confirmação cadastral pelo Aplicativo do Cadastro Único.
- Outras situações
-
Independentemente do prazo, a atualização de dados é necessária sempre que houver mudança na situação familiar, como:
- Nascimento de um novo membro da família;
- Morte de um membro da família;
- Mudança de endereço;
- Aumento ou diminuição da renda familiar;
- Troca de unidade escolar das crianças e adolescentes;
- Exclusão de algum membro da família.