Assistência social

Cadastro Único

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) realiza o cadastramento de famílias no sistema do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O Cadastro Único é a Base de Dados que informa requisito para possível acesso a diferentes Programas Sociais, como: Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), Minha Casa Verde e Amarela, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), dentre outros (clique aqui para saber mais).

 

O que é o serviço?

O Sistema do Cadastro Único é um instrumento de identificação utilizado como base para seleção de diversos programas sociais destinados às famílias de baixa renda em todo o Brasil. Esses dados coletados são registrados em um formulário ou diretamente no sistema online do Governo Federal. As famílias devem procurar atendimento no município de moradia.

Os critérios para a concessão de benefícios como o Auxílio Brasil, BPC, Auxilio Gás, Tarifa de Energia Elétrica e outros são do Governo Federal.

 

Requisitos / Documentos necessários

Apresentar documentos originais:

  • CPF ou Título de Eleitor do Responsável Familiar;
  • Documento de identificação de todos componentes da família (RG ou CPF ou Carteira de trabalho ou Título de Eleitor ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento);
  • Comprovante de residência (preferencialmente);
  • Se houver crianças: apresentar a declaração escolar (preferencialmente). 

 

Onde buscar atendimento?

Confira abaixo os locais e horários de Atendimento para Consulta no Sistema do Cadastro Único.

Atenção: São entregues senhas de forma planejada para organizar a previsão de atendimento, conforme a demanda: consulta no Sistema do Cadastro Único, atualização de dados ou novos cadastros.

 

  • Unidade de Atendimento Descentralizado, das 8h às 17h

Este serviço é ofertado às famílias residentes em qualquer bairro de Porto Alegre, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. A previsão de atendimento é de 160 famílias, diariamente, por ordem de chegada e organizado por entrega de fichas.

Local: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS): Av. João Pessoa, 1105.

 

  • Unidades de Atendimento Descentralizado, das 8h às 17h

Este serviço atende famílias de qualquer bairro de Porto Alegre das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. A previsão de atendimento é de 120 fichas diárias.

Local: Vida Centro Humanístico: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 – Sala 656, área 6 – Sarandi.

Local: Sine Municipal: Avenida Sepúlveda esquina com Mauá - Centro Histórico. (previsão de 100 fichas diárias).

 

  • Unidades de Atendimentos Descentralizados nas Subprefeituras - De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Nas Subprefeituras, as equipes atendem famílias de qualquer bairro de Porto Alegre, para Consulta no Sistema do CadÚnico, Atualização de Dados e Novos Cadastros. A previsão de atendimento é de 20 à 40 famílias conforme a demanda e número da equipe, diariamente.

Subprefeitura Região Cristal

Av. Copacabana, 1096, bairro Tristeza.

Subprefeitura Região Extremo Sul

Av. Des. Jorge Mello Guimarães, 12, bairro Belém Novo.

Subprefeitura Região Restinga

Rua Antônio Rocha Meirelles Leite, 50 - 2ª Unidade Restinga Nova.

Subprefeitura Região Partenon

Av. Bento Gonçalves, 6670 – (terminal Antônio de Carvalho).

Subprefeitura Região Leste

Rua São Felipe, 144 - Bom Jesus.

Subprefeitura Região Norte

Rua Afonso Paulo Feijó, nº 220, Sarandi.

 

  • Agendamento Online

O atendimento para atualização cadastral e novos Cadastros no Sistema do Governo Federal pode ser realizado via Central do Cidadão, por meio do site 156 WEB, e pelo App 156+POA, em aparelhos IOS e Android. 

Locais de atendimento nesta modalidade de agendamento: 

  • SMDS (Avenida João Pessoa, nº1105)
  • Subprefeitura Cristal (Avenida Copacabana, nº 1096 - Bairro Tristeza)
  • Subprefeitura Belém Novo (Avenida Desembargador Jorge Melo Guimarães, nº12)

 

Atenção!

Os Mutirões do Cadastro Único acontecem em diversas regiões de Porto Alegre. O Calendário de Mutirões é divulgado por meio do Portal de Notícias da Prefeitura de Porto Alegre, mídias sociais da FASC e grande mídia. Fique atento!

 

Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)

O atendimento para Sistema do Cadastro Único, do Governo Federal, no CRAS - de cada região de Porto Alegre - é prioritário para Atualização Cadastral de famílias acompanhadas em outros serviços e acontece por meio de agendamento da equipe técnica e/ou conforme a demanda de grupos prioritários como: gestantes, idosos, PCDs. Atenção: famílias acompanhadas pelas equipes e que precisam atualizar dados, informe-se no CRAS.

 

Consulta Cadastral

Para consultar dados e situação cadastral e impressão do Registro Número de Inscrição Social e demais informações, acesse: cadunico.dataprev.gov.br.

 

Previsão NIS

Depois de realizada a entrevista, as informações são inseridas no sistema informatizado, para que seja gerado o Número de Inscrição Social - NIS. O NIS é gerado pelo Governo Federal.

Estar inserido no Cadastro Único não garante acesso aos benefícios. Os dados familiares devem estar devidamente preenchidos e serão conferidos de forma criteriosa pelo Governo Federal.

A Gestão do Sistema do Cadastro Único, Avaliação e Liberação de Benefícios acontece por meio do Governo Federal.

 

Perguntas e Respostas

Atualização Cadastral

A atualização de dados das famílias inseridas no Sistema do Cadastro Único entre 2016 e 2017 está acontecendo em todo o Brasil. Em Porto Alegre, das 127 mil famílias cadastradas, 50% precisam regularizar a situação cadastral.

Como solicitar?

O responsável deve ser maior de 16 anos e comparecer em uma das Unidades de Atendimento Descentralizado para entrevista, coleta das informações sobre a composição do núcleo familiar.

O Atendimento para Cadastro Único nas 22 unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em Porto Alegre é prioritário às famílias acompanhadas pelas equipes técnicas do território e/ou grupos prioritários: idosos, gestantes, Pessoas com Deficiências (PCDs).

Para Atualizar os Dados

Para atualizar dados no Cadastro Único, o responsável familiar deve comparecer em uma das Unidades de Atendimento. O prazo limite para realizar a atualização cadastral é de 24 meses (de dois em dois anos).

Quem não possui alterações em seus dados, pode efetuar a confirmação cadastral pelo Aplicativo do Cadastro Único.

Outras situações

Independentemente do prazo, a atualização de dados é necessária sempre que houver mudança na situação familiar, como:

  • Nascimento de um novo membro da família;
  • Morte de um membro da família;
  • Mudança de endereço;
  • Aumento ou diminuição da renda familiar;
  • Troca de unidade escolar das crianças e adolescentes;
  • Exclusão de algum membro da família.

 

    Atualizado em
    01/09/2022