Educação

Cartão TRI Vou à Escola

Gratuidade da passagem de ônibus para estudantes de baixa renda do Ensino Fundamental na rede pública municipal, estadual ou federal de ensino que não conseguem vaga em escola próxima à residência.

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) disponibiliza a gratuidade da passagem em transporte coletivo, por meio do cartão TRI Vou à Escola, para estudantes de baixa renda do Ensino Fundamental na rede pública municipal, estadual ou federal de ensino que  não conseguem vaga em escola próxima à residência - de 1 quilômetro a 2 quilômetros de distância.

 

Requisitos/Documentos necessários

  • Alunos matriculados no Ensino Fundamental, incluindo EJA do Ensino Fundamental, residindo em Porto Alegre e frequentando escola pública municipal, estadual ou federal;
  • Possuir renda per capita familiar de a meio salário-mínimo;
  • Idade entre 7 anos e 24 anos completos;
  • Não possuir duplo benefício (aluno não pode ter Passagem Escolar ou Passe Gratuito).
  • Inexistência de vaga em escola pública próxima à residência nas seguintes distâncias (distância mínima viária entre escola e residência do aluno):
    • 7 a 12 anos incompletos: 1 quilômetro
    • 12 a 14 anos incompletos: 1,5 quilômetro
    • 14 a 24 anos: 2 quilômetros (diurno), 1 quilômetro (noturno);
  • Documentação:
    • Foto 3x4 atualizada;
    • Cópia do RG do aluno;
    • Cópia do CPF do aluno;
    • Comprovante de residência, no máximo 2 meses (caso não seja o nome do usuário o mesmo da conta, apresentar documento do titular da conta assinado, confirmando a moradia do usuário no local);
    • Contracheque atual ou Carteira de trabalho de todos maiores de 18 anos que moram na casa;
    • Aposentados ou beneficiários do INSS e Auxílio Brasil: comprovante do INSS atualizado, extrato do Auxílio Brasil e o número do cartão);
    • Trabalhadores informais ou desempregados: declaração de renda e Carteira de Trabalho de todos maiores de 18 anos que moram na casa;
    • Comprovante de matrícula do ano em curso.

 

Principais etapas do serviço

  • Matrícula na escola pública - Ensino Fundamental.
  • Apresentação da documentação pelos responsáveis ou pelo aluno na sua escola.
  • Encaminhamento pela escola da solicitação do cartão TRI à Secretaria de Educação.
  • Conferência da documentação e requisitos pela Secretaria de Educação.

O aluno é avisado pela escola de que o cartão está pronto e pode ser retirado no local indicado.

 

Previsão de prazo para realização do serviço

  • 1ªs Vias: De 10 a 15 dias após o recebimento da documentação completa pela EPTC.
  • Renovação: As renovações são feitas diretamente pelas Secretarias. 

 

Formas de prestação do serviço

O serviço funciona em parceria com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP). O cartão TRI Vou à Escola é carregado diariamente com os valores das passagens para uso no mesmo dia. O benefício não é acumulativo e não é estendido a acompanhantes.

 

FAQ - Perguntas e Respostas

TRI Escolar - Como faço para obter informações sobre o cartão TRI Escolar? 

As informações sobre o TRI Escolar os alunos devem obter através da entidade estudantil que está fazendo a representação, no site da EPTC ou pelo número 118.

Especial Criança/Adolescente - Como faço para obter informações sobre o cartão Especial Criança/Adolescente?

As informações sobre o benefício TRI Especial criança/adolescente são obtidas diretamente na Instituição onde a criança faz o projeto, com a FASC ou pelo número 118.

Atualizado em
17/11/2023