Cartão TRI Vou à Escola
Gratuidade da passagem de ônibus para estudantes de baixa renda do Ensino Fundamental na rede pública municipal, estadual ou federal de ensino que não conseguem vaga em escola próxima à residência.
A Secretaria Municipal de Educação (SMED) disponibiliza a gratuidade da passagem em transporte coletivo, por meio do cartão TRI Vou à Escola, para estudantes de baixa renda do Ensino Fundamental na rede pública municipal, estadual ou federal de ensino que não conseguem vaga em escola próxima à residência - de 1 quilômetro a 2 quilômetros de distância.
Â
Requisitos/Documentos necessários
- Alunos matriculados no Ensino Fundamental, incluindo EJA do Ensino Fundamental, residindo em Porto Alegre e frequentando escola pública municipal, estadual ou federal;
- Possuir renda per capita familiar de a meio salário-mÃnimo;
- Idade entre 7 anos e 24 anos completos;
- Não possuir duplo benefÃcio (aluno não pode ter Passagem Escolar ou Passe Gratuito).
- Inexistência de vaga em escola pública próxima à residência nas seguintes distâncias (distância mÃnima viária entre escola e residência do aluno):
- 7 a 12 anos incompletos: 1 quilômetro
- 12 a 14 anos incompletos: 1,5 quilômetro
- 14 a 24 anos: 2 quilômetros (diurno), 1 quilômetro (noturno);
- Documentação:
- Foto 3x4 atualizada;
- Cópia do RG do aluno;
- Cópia do CPF do aluno;
- Comprovante de residência, no máximo 2 meses (caso não seja o nome do usuário o mesmo da conta, apresentar documento do titular da conta assinado, confirmando a moradia do usuário no local);
- Contracheque atual ou Carteira de trabalho de todos maiores de 18 anos que moram na casa;
- Aposentados ou beneficiários do INSS e AuxÃlio Brasil: comprovante do INSS atualizado, extrato do AuxÃlio Brasil e o número do cartão);
- Trabalhadores informais ou desempregados: declaração de renda e Carteira de Trabalho de todos maiores de 18 anos que moram na casa;
- Comprovante de matrÃcula do ano em curso.
Â
Principais etapas do serviço
- MatrÃcula na escola pública - Ensino Fundamental.
- Apresentação da documentação pelos responsáveis ou pelo aluno na sua escola.
- Encaminhamento pela escola da solicitação do cartão TRI à Secretaria de Educação.
- Conferência da documentação e requisitos pela Secretaria de Educação.
O aluno é avisado pela escola de que o cartão está pronto e pode ser retirado no local indicado.
Â
Previsão de prazo para realização do serviço
- 1ªs Vias: De 10 a 15 dias após o recebimento da documentação completa pela EPTC.
- Renovação: As renovações são feitas diretamente pelas Secretarias.Â
Â
Formas de prestação do serviço
O serviço funciona em parceria com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP). O cartão TRI Vou à Escola é carregado diariamente com os valores das passagens para uso no mesmo dia. O benefÃcio não é acumulativo e não é estendido a acompanhantes.
Â
FAQ - Perguntas e Respostas
- TRI Escolar - Como faço para obter informações sobre o cartão TRI Escolar?Â
-
As informações sobre o TRI Escolar os alunos devem obter através da entidade estudantil que está fazendo a representação, no site da EPTC ou pelo número 118.
- Especial Criança/Adolescente - Como faço para obter informações sobre o cartão Especial Criança/Adolescente?
-
As informações sobre o benefÃcio TRI Especial criança/adolescente são obtidas diretamente na Instituição onde a criança faz o projeto, com a FASC ou pelo número 118.