Coleta Domiciliar de ResÃduos
A Coleta Domiciliar é realizada em 100% das ruas pelo menos três vezes por semana.
O serviço de coleta domiciliar é realizado porta a porta e recebe apenas resÃduos orgânicos e rejeitos, não sendo permitida a mistura com resÃduos recicláveis. Conforme instituÃdo pelo Código Municipal de Limpeza Urbana, os resÃduos orgânicos e os rejeitos devem ser apresentados para a coleta domiciliar no logradouro público, junto ao alinhamento de cada imóvel, nos dias e nos turnos estabelecidos pelo DMLU, conforme as regiões de abrangência do serviço. Nos locais em que a coleta for automatizada, os resÃduos orgânicos e os rejeitos devem ser colocados no interior dos contêineres, em qualquer dia e horário. O descarte inadequado de resÃduos pode gerar multas que vão de 90 a 1440 UFM's.Â
Para consultar os dias e horários de coleta domiciliar em seu endereço, clique aqui.
ResÃduos orgânicos: trata-se de todo resÃduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Exemplos: restos de alimentos como carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos, restos de poda, ossos, sementes, erva-mate, borra de café e chá, cinzas, restos de vegetação e galhos finos e dejetos de animais domésticos.
Como encaminhar: o encaminhamento ideal dos resÃduos orgânicos é a compostagem. Não tendo acesso a uma composteira, o resÃduo orgânico deve ser colocado em embalagens de até 100 litros, preferencialmente de papelão, papel ou em sacolas compostáveis e disponibilizado nos dias e horários corretos.
Quer saber como fazer uma composteira caseira? Clique aqui
Rejeitos são resÃduos sem potencial de reaproveitamento ou que não possuam viabilidade técnica e financeira de reciclagem. Exemplos: Lacres de iogurte, manteiga e requeijão, papel engordurado e sujo, papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis, cotonetes, espuma, etiquetas adesivas, esponjas, lã de aço, tecidos de limpeza, porcelana, rolhas de cortiça.
O que mais é possÃvel fazer para colaborar com a coleta Domiciliar: você pode diminuir ao máximo o desperdÃcio de alimentos, compostar cascas e restos de alimentos e plantar as sementes.
Â
Requisitos / Documentos necessários
O lixo deve estar devidamente embalado e disponibilizado para coleta nos dias e horários previstos para realização do serviço.
Â
Formas de Solicitação do Serviço
Reclamação, denúncia ou informação, através do telefone 156.
Â
Principais Etapas do Serviço
Coleta realizada de segunda a sábado, inclusive feriados e pontos facultativos, três vezes por semana.
Abrange 100% da cidade de Porto Alegre, inclusive locais com moradias irregulares.
Serviço realizado em dois turnos de coleta. A coleta diurna começa às 8h e a noturna às 18h, conforme o que está previsto em contrato de serviço regrado pelo Projeto Básico, balizador do processo de licitação prévio.
Â
Previsão de Prazo para Realização do Serviço
Até 7 (sete) dias.
Â
Formas de Prestação de Serviço
Recolhimento manual em frente às residências.
Â