Agora, este é o portal oficial da Prefeitura. Se não encontrar o que precisa, utilize o menu, acesse uma secretaria específica e localize o respectivo link de acesso ao site antigo.
Impostos e taxas

ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza)

A Secretaria Municipal da Fazenda informa que os atendimentos presenciais estão suspensos temporariamente. Procure no Portal de Serviços da SMF os serviços disponíveis.

São contribuintes do ISSQN os prestadores dos serviços sujeitos à incidência do tributo, cujos estabelecimentos estão localizados no município de Porto Alegre, e os prestadores de serviços de outras localidades que aqui fornecem serviços tributáveis no local da prestação. Como regra geral, para as pessoas jurídicas, a base de cálculo do ISSQN é o preço do serviço, sendo permitidas deduções legais em alguns casos. As sociedades de profissionais e o trabalho pessoal (profissionais liberais e técnicos) são tributados de forma específica, com valores fixados em termos mensais ou anuais.

Para os optantes do Regime Geral as alíquotas de ISSQN em Porto Alegre são de 2%, 2,5%, 3%, 3,5%, 4%, 4,5% e 5%, dependendo do serviço prestado, e constam do artigo 21 da Lei Complementar n. 7, de 7 de dezembro de 1973 (atualizada até a LC 785, de 16.12.2015).

Já no caso dos optantes do Simples Nacional a alíquota varia seguindo as faixas de receita definidas na Lei Complementar 123/2006 e alterações (estatuto da Micro e Pequena Empresa).

Requisitos / Documentos necessários

Os requisitos e documentos necessários mudam conforme o serviço desejado pelo contribuinte.

Principais Etapas do Serviço

As etapas variam conforme o serviço desejado pelo contribuinte.

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

O prazo vai depender do serviço solicitado.

Formas de Prestação do Serviço

ISSQN - Pagamentos

Emissão de guia de pagamento

ISSQN - Certidão Geral de Débito Tributário (PF e PJ)

Emissão da Certidão Geral de Débito Tributário

ISSQN - Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Emissão de Nota Fiscal Online

ISSQN - Comprovante de Inscrição

Emissão de Comprovante de Inscrição

ISSQN - Alterações Cadastrais

Informações sobre alterações cadastrais para Pessoas Jurídicas e autônomos

ISSQN - Declaração Eletrônica (DECWEB)

Cadastramento e credenciamento no sistema DECWEB

ISSQN - Débito Automático

Emissão de Autorização de Débito Automático Online

ISSQN - Autorização de Impressão de Documentos Fiscais (AIDF)

Emissão de AIDF para impressão de bloco de Notas Fiscais

ISSQN - Compensação e Restituição
ISSQN - Cadastro de Prestadores de Serviços de Outros Municípios (CPOM)
ISSQN - Substituição Tributária

Coletânea de Legislação Tributária do Município de Porto Alegre

Coletânea de Legislação do ISSQN - 2018.

Instrução Normativa SMF nº 10/2009

Documento Fiscal de Serviços para Microempreendedor Individual (MEI).

Instrução Normativa SMF nº 08/2014

Dispõe sobre o regime especial de emissão de documentos fiscais de serviço utilizando a Nota Fiscal Eletrônica Conjugada (NF-e Conjugada).

Lei Complementar nº 361, de 19 de dezembro de 1995 (atualizada até 31/12/2012)

Altera a legislação tributária municipal.

Lei Complementar nº 530, de 22 de dezembro de 2005

Institui o Programa Municipal de Apoio e Promoção do Esporte – PROESPORTE, o Protocolo de Incentivo Fiscal ao Esporte de Porto Alegre e o Selo de Certificação Compromisso com o Esporte – Prefeitura de Porto Alegre.

Lei Complementar nº 535, de 28 de dezembro de 2005

Estabelece a utilização do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como indexador da Unidade Financeira Municipal (UFM).

Decreto nº 15.416, de 20 de dezembro de 2006 (atualizado até o Decreto nº 19.983/2018)

Regulamenta a Lei Complementar nº 07, de 07 de dezembro de 1973, no que diz respeito ao ISSQN.

Decreto nº 19.428, de 23 de junho de 2016

Regulamenta a concessão dos certificados para obtenção dos benefícios fiscais - Inovapoa.

Lei Complementar nº 07, de 7 de dezembro de 1973 (consolidada e atualizada até a LC nº 871/2019)

Institui e disciplina os tributos de competência do Município.

Lei Complementar nº 306, de 23 de dezembro de 1993 (consolidada até a LC nº 809/2016)

Institui hipótese de responsabilidade pelo pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

Este é um serviço informativo, de cunho não-oficial e não substitui a publicação no Diário Oficial de Porto Alegre.

Os documentos estão disponíveis em formato PDF.

Atualizado em
26/05/2020

Acompanhe a prefeitura nas redes