Serviços urbanos

Lixo - Coleta Domiciliar

A Coleta Domiciliar é realizada em 100% das ruas pelo menos três vezes por semana.

Ela recebe apenas resíduos domiciliares, ou seja, resíduos orgânicos e rejeito. Os resíduos recicláveis devem ser disponibilizados para a coleta seletiva atendendo os dias e horários do serviço. O descarte inadequado de resíduos pode gerar multas que vão de 90 a 1440 UFM's.

Resíduos orgânicos: trata-se de todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Exemplos: restos de alimentos como carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos, restos de poda, ossos, sementes, erva-mate, borra de café e chá, cinzas, restos de vegetação e galhos finos e dejetos de animais domésticos.

Rejeitos: papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis, cotonetes, espuma, etiquetas adesivas, esponjas, lã de aço, tecidos de limpeza, porcelana, rolhas de cortiça.

Para consultar os dias e horários de coleta em seu endereço, clique aqui.

 

Requisitos / Documentos necessários

O lixo deve estar devidamente embalado e disponibilizado para coleta nos dias e horários previstos para realização do serviço.

 

Formas de Solicitação do Serviço

Através do fone 156, pelo 156WEB ou pelo aplicativo 156+POA, disponível para Android e iOS.

 

Principais Etapas do Serviço

Coleta realizada de segunda a sábado e, inclusive, domingos, feriados e pontos facultativos), três vezes por semana.

Abrange 100% da cidade de Porto Alegre, inclusive locais com moradias irregulares.

Serviço realizado em dois turnos de coleta. A coleta diurna começa às 8h e a noturna às 18h, conforme o que está previsto em contrato de serviço regrado pelo Projeto Básico, balizador do processo de licitação prévio.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Até 7 (sete) dias.

 

Formas de Prestação de Serviço

Recolhimento manual em frente às residências.

 

Atualizado em
09/09/2021