O QUE É
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental - CMDUA é o Conselho que, de acordo com o artigo 39 do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – PDDUA:
“tem por finalidade formular políticas, planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano, ao qual compete:
I - zelar pela aplicação da legislação municipal relativa ao planejamento e desenvolvimento urbano ambiental, propor e opinar sobre a atualização, complementação, ajustes e alterações do PDDUA;
II - promover, através de seus representantes, debates sobre os planos e projetos que incidam nas Regiões de Gestão do Planejamento;
III - propor, discutir e deliberar sobre os planos e projetos relativos ao desenvolvimento urbano ambiental;
IV - receber e encaminhar para discussão matérias oriundas de setores da sociedade que sejam de interesse coletivo;
V - propor ao SMGP a elaboração de estudos sobre questões que entender relevantes;
VI - instalar comissões para assessoramento técnico compostas por integrantes do CMDUA, podendo-se valer de órgãos componentes do SMGP, bem como de colaboradores externos;
VII - zelar pela integração de políticas setoriais que tenham relação com o desenvolvimento urbano ambiental do Município;
VIII - propor a programação de investimentos com vistas a assessorar a implantação de políticas de desenvolvimento urbano ambiental para o Município;
IX - aprovar Projetos Especiais de Impacto Urbano de 2º e 3º Graus, bem como indicar as alterações que entender necessárias; (Redação dada pela Lei Complementar nº 646/2010)
X - aprovar os estoques construtivos do Solo Criado;
XI - aprovar critérios e parâmetros para avaliação de Projetos Especiais de Impacto Urbano de 1º, 2º e 3º Graus; (Redação dada pela Lei Complementar nº 646/2010)
XII - aprovar a metodologia para definição do valor do Solo Criado;
XIII - aprovar os valores semestrais do Solo Criado;
XIV - aprovar os planos de aplicação dos recursos do Solo Criado destinados para o desenvolvimento urbano, prioritariamente à política habitacional.
XIV - aprovar os planos de aplicação dos recursos do Solo Criado de acordo com o disposto nos incs. I a IX do art. 26 da Lei Federal nº 10.257, de 2001, e alterações posteriores. (Redação dada pela Lei Complementar nº 646/2010)”
Composição
O CMDUA é composto por 28 membros titulares e seus respectivos suplentes, nomeados pelo Prefeito. A renovação do Conselho ocorre a cada dois anos e sua composição é a seguinte:
Representantes Governamentais:
- 1 representante do nível federal
- 1 representante do nível estadual
- 7 representantes do nível municipal
Representantes Não-Governamentais:
- 9 representantes de entidades de classe, empresariais (preferencialmente da construção civil), ambientais e instituições científicas relacionadas ao planejamento urbano
Representantes da Comunidade
- 8 representantes das Regiões de Gestão do Planejamento
- 1 representante da temática do Orçamento Participativo - Organização da Cidade, Desenvolvimento Urbano Ambiental
Presidente
O titular do órgão responsável pelo gerenciamento do Sistema Municipal de Gestão e Planejamento (SMGP) atua como Presidente do CMDUA
COMPOSIÇÃO ATUAL (2024-2025)
Entidade |
Nome |
Rep |
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PRESIDÊNCIA |
CMDUA |
GERMANO BREMM |
PRESIDENTE |
GOVERNO |
DEMHAB - Deprto. Municipal de Habitação |
DENISE PACHECO TILL CAMPOS |
Titular |
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ANDRÉIA TEIXEIRA CAMISA |
1º suplente |
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ROGERIO GUSTAVO DE LOS SANTOS FERREIRA |
2º suplente |
GOVERNO |
EPTC - Emp. Pub. de Transp. E Circulação |
FLAVIO CALDASSO BARBOSA |
Titular |
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JULIA LOPES DE OLIVEIRA FREITAS |
1º suplente |
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LUÍS CLÁUDIO RIBEIRO |
2º suplente |
GOVERNO |
GP- Gabinete do Prefeito |
SÔNIA MARIA DOS SANTOS CASTRO |
Titular |
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Mateus Viegas Schönhofen |
1º suplente |
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DARIO DA SILVA OLIVEIRA JUNIOR |
2º suplente |
GOVERNO |
METROPLAN - Fund. Est. de Planej. Metrop. Reg. |
Ivan Jose da Silva |
Titular |
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Angelita Silveira de Farias |
1º suplente |
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Elizabeth Peter Bertoglio |
2º suplente |
GOVERNO |
SMAMUS - Sec. Mun. do Meio Amb. Urbanismo e da Sust. |
Patrícia da Silva Tschoepke |
Titular |
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Vaneska Paiva Henrique |
1º suplente |
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Carolina Wallau de Oliveira Kessler |
2º suplente |
GOVERNO |
SMDET - Sec. Mun. de Des. Econ. e Turismo |
Fernanda Brito da Silveira |
Titular |
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Letícia Cruz Klein |
1º suplente |
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CASSIO DE ASSIS BRASIL WEBER |
2º suplente |
GOVERNO |
SMOI - Sec. Mun. Obras e Infra |
Glauber Douglas do Nascimento Mello |
Titular |
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Isadora Dias Dias |
1º suplente |
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Andre Silva Flores |
2º suplente |
GOVERNO |
SMGOV - Sec. Mun. de Gov. Local e Coord. Política |
Benhur Boeira Dorneles |
Titular |
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Bruno Beltrame de Oliveira |
1º suplente |
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Dartagnan Faller |
2º suplente |
GOVERNO |
UFRGS - Universidade Federal do RGS |
Eber Pires Marzulo |
Titular |
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Clarice Misoczky de Oliveira |
1º suplente |
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Livia Teresinha Salomão Piccinini |
2º suplente |
ENTIDADE |
ABES/RS - Assoc. Bras. de Eng. Sanit. e Amb. |
Jussara Kalil Pires |
Titular |
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Darci Barnech Campani |
1º suplente |
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Paulo Robinson da Silva Samuel |
2º suplente |
ENTIDADE |
AREA - Assoc. Riog. dos Escr. de Arq. |
Ricardo Vellinho Ruschel |
Titular |
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José Rodolfo Pesce Fork |
1º suplente |
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Sergio Saffer |
2º suplente |
ENTIDADE |
CRECI |
Paulo Bins Ely |
Titular |
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Armando Pinto Fontoura |
1º suplente |
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Mariano Ademar Petracco Júnior |
2º suplente |
ENTIDADE |
SERGS |
Diogo Ferreira Schiaffino |
Titular |
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Nelson Kalil Moussalle |
1º suplente |
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Patrícia Bertotto |
2º suplente |
ENTIDADE |
STICC |
Jorge Larre Lopes |
Titular |
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Eduardo Wegner Vargas |
1º suplente |
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Leonardo Ely Schreiner |
2º suplente |
ENTIDADE |
CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE PORTO ALEGRE – CDL POA |
Ana Cláudia Narvaez Bestetti |
Titular |
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Verônica Di Benedetti |
1º suplente |
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Victor Domingues Ventura Pires |
2º suplente |
ENTIDADE |
AMIGAS DA TERRA |
Fernando Campos Costa |
Titular |
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João Farias Rovati |
1º suplente |
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Felipe Patela Amaral |
2º suplente |
ENTIDADE |
SINDUSCON - Sind. Das Indústrias da Const. Civil |
Antonio Carlos Zago |
Titular |
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Lisandra de Lucena Theil |
1º suplente |
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André Petracco Marques |
2º suplente |
ENTIDADE |
OAB/RS |
Daniela Beling Pinheiro |
Titular |
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Alessandra Lehmen |
1º suplente |
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Elaine Adelina Pagani |
2º suplente |
REGIÃO |
RGP. 1 - Região de Gestão de Planej. Um |
Felisberto Seabra Luisi |
Titular |
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Manuela Dalla Rosa |
1º suplente |
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Paulo Gilberto Moraes Guarnieri |
2º suplente |
REGIÃO |
RGP. 2 - Região de Gestão de Planej. Dois |
Vanessa Silva Gomes |
Titular |
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Fabiana Lafortuna Macedo |
1º suplente |
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Gabriela Santos dos Santos |
2º suplente |
REGIÃO |
RP. 3 - Região de Gestão de Planej. Três |
Jackson R.Santa Helena de Castro |
Titular |
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Lissandra dos Santos Thomsen |
1º suplente |
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Francielle C. Rosa |
2º suplente |
REGIÃO |
RGP. 4 - Região de Gestão de Planej. Quatro |
Paulo Eduardo Francisco Gadea |
Titular |
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Luis Davi da Luz Goncalves |
1º suplente |
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Thiago Pinheiro da Silva |
2º suplente |
REGIÃO |
RGP. 5 - Região de Gestão de Planej. Cinco |
Wagner Pereira dos Santos |
Titular |
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Lindomar de Oliveira |
1º suplente |
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Milton Borges Bueno |
2º suplente |
REGIÃO |
RGP. 6 - Região de Gestão de Planej. Seis |
Luiz Antônio Marques Gomes |
Titular |
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Antônio Alberto de Melo Bertaco |
1º suplente |
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Gilberto da Costa Floriano |
2º suplente |
REGIÃO |
RGP. 7 - Região de Gestão de Planej. Sete |
Lirian Karine Schultz Nachtigall |
Titular |
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Cacilda Correa S. Chaves |
1º suplente |
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Jane Eliane F Brochado |
2º suplente |
REGIÃO |
RGP 8 - Região de Gestão de Planej. Oito |
Andre Luiz Da Silva Seixas |
Titular |
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Juliana Da Silva Lopes |
1º suplente |
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Eldir Jose Gazzola Antonini |
2º suplente |
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO |
OP – HOCDUA |
Emerson Gonçalves dos Santos |
Titular |
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Renan da Silva |
1º suplente |
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Jorgima Ribeiro Machado |
2º suplente |
HISTÓRICO
O Conselho do Plano Diretor existe desde o final da década de 30. Era restrito inicialmente à participação de um grupo de notáveis, que representavam as camadas mais elevadas da sociedade, mas com o passar dos anos foi passando por várias modificações. Hoje conta com uma maior representatividade popular, sendo integrado por entidades de classe, comunidade e por representantes do Poder Público, possibilitando que sejam cotejadas diferentes visões da cidade.
1939: Criação
O Conselho do Plano Diretor foi instalado em 3 de março de 1939, pelo prefeito José Loureiro da Silva, como uma comissão de caráter consultivo “para a qual apelarei nas horas difíceis de minha administração, no que concerne ao bem-estar da coletividade porto-alegrense”.
Dizia, ainda, que a necessidade de criá-lo havia surgido da própria natureza do problema de urbanização e que queria contar “com a colaboração de todos os homens que convivem, têm inteligência, cultura e amem a sua cidade”.
Era para os 16 membros deste Conselho - integrado por representantes da indústria, comércio, médicos sanitaristas, proprietários e engenheiros - que o arquiteto Arnaldo Gladosch fazia as apresentações dos estudos que vinha desenvolvendo, à época, com vistas à elaboração de um plano diretor para Porto Alegre.
Dez sessões plenas foram realizadas em forma de debate, durante um período de cinco anos. A última reunião foi realizada em 21 de outubro de 1942.
Composição: 16 membros, que representavam organizações públicas e particulares. As entidades eram a Associação dos Proprietários de Imóveis; Centro de Indústria Fabril; Associação Comercial de Porto Alegre; Rotary Club; Associação Rio-Grandense de Imprensa; Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem; Secretaria de Obras Públicas; Escola de Engenharia; Faculdade de Medicina; Viação Férrea do Rio Grande Do Sul; Inspetoria Federal De Estradas e 3ª Região Militar.
1955: Alteração
Em 11 de junho de 1955 foi aprovada a Lei nº 1413 que reorganizava os serviços na Prefeitura de Porto Alegre. No artigo 19, capítulo V foram definidas as competências do Conselho do Plano Diretor. Ao CPD caberia a elaboração do Plano Diretor da cidade tomando por base, no que respeita ao traçado e zoneamento urbanos, as disposições legais e o projeto já existentes.
O Conselho, vinculado à Diretoria de Urbanismo, era composto por 11 membros, sendo seis funcionários municipais e cinco representantes de entidades públicas e classistas que - como destaca o artigo 20 da mesma lei - “pelas técnicas de que tratem ou pelas classes que congreguem, constituem elementos ponderáveis da opinião citadina”. O presidente era eleito pelos próprios conselheiros.
A Ata nº 01 é de 19 de setembro de 1955 e foi lavrada pelo renomado urbanista Edvaldo Pereira Paiva. Este conselho funcionou ininterruptamente até a instalação do Conselho Municipal do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (CMPDDU) em 1979.
Composição: 11 representantes. Os membros natos eram os dirigentes do Departamento de Obras, Departamento de Água e Esgotos e do Departamento da Fazenda, além do assessor engenheiro. Os demais representantes, tanto do Município, como das entidades, seriam indicados pelo prefeito. A alteração na composição do CMD deveria se dar a cada dois anos.
Também estavam representadas a Diretoria Geral de Obras; Diretoria Geral de Serviços Industriais; Diretoria Geral de Administração e Controle; Diretoria Geral de Urbanismo; 02 Funcionários Municipais (indicados pelo Prefeito); Departamento Estadual de Estatística; Instituto dos Arquitetos do Brasil; Sociedade de Agronomia; Sociedade de Engenharia e Departamento Estadual de Saúde.
1979: Nova estrutura
A Lei Complementar 43/79, que criou o 1º Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (I PDDU), manteve o colegiado, que passou a chamar-se Conselho Municipal do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano.
O CMPPDU reuniu-se semanalmente, durante 21 anos. A sessão de instalação ocorreu em 7 de novembro de 1979. Sua maior inovação foi a inclusão, em sua composição, de quatro representantes da comunidade. Para tal, a cidade foi dividida em quatro partes, ficando a cargo das Associações de Moradores, Clubes de Mães e demais entidades representativas promoverem a escolha de seus representantes.
Durante este período, entretanto, o conselho acabou sofrendo um desvirtuamento de suas funções e passou a atuar sobre assuntos mais pontuais, sem envolver-se efetivamente com as questões referentes ao desenvolvimento urbano. Isto provocou seu esvaziamento, a ponto de várias das entidades, que deveriam estar representadas, deixarem de se fazer presentes nas reuniões. Sua contribuição, entretanto, foi extremamente importante para a cidade.
Composição: 21 membros, sendo 09 representantes do Município, 08 representantes de entidades de classe e 04 representantes de entidades comunitárias. As entidades de classe designadas para integrá-lo eram a Ordem dos Advogados do Brasil; Sociedade de Engenharia; Sociedade de Agronomia; Associação Rio-Grandense de Imprensa Secretaria da Saúde do Estado; Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan)
Fundação de Economia e Estatística e Instituto dos Arquitetos do Brasil.
A Presidência e a condução dos trabalhos ficou a cargo do titular da Secretaria do Planejamento Municipal.
2000: ampliação
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) recebeu novas competências, passando a decidir uma série de questões, amparado numa maior representatividade popular. Assumiu um papel mais ativo, propondo e formulando políticas, planos e projetos. Passou a sugerir modificações e a incentivar discussões sobre a cidade, recebendo e colocando em debate idéias vindas da população.
Ao CMDUA também foi atribuída a tarefa de examinar projetos de grandes empreendimentos propostos, tanto pelo Poder Público, como pela iniciativa privada. Passou a zelar, igualmente, pela aplicação do chamado Solo Criado, cuja venda gera recursos para a construção de moradias populares.
Composição: 25, sendo 08 do Poder Público (municipal, estadual e federal); 08 de entidades ligadas ao planejamento urbano e 08 representantes da comunidade (um de cada Região de Gestão do Planejamento), ficando a presidência a cargo do secretário do Planejamento.
Representantes do Poder Público: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional; Secretaria do Planejamento Municipal (SPM); Departamento Municipal de Habitação (Demhab); Secretaria Municipal dos Transportes (SMT); Gabinete de Planejamento (Gaplan); Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (SMIC) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM).
Representantes das Entidades de Classe: Instituto dos Arquitetos do Brasil; Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul; Sindicato das Indústrias da Construção Civil; Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil; Ordem dos Advogados do Brasil/ RS; Centro de Assessoria e Estudos Urbanos (Cidade); Ass. Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, Sociedade de Economia.
Representantes da Comunidade: Região de Gestão do Planejamento 01(Centro); Região de Gestão do Planejamento 02 (Humaitá/Navegantes/Ilhas e Noroeste); Região de Gestão do Planejamento 03 (Norte e Eixo Baltazar); Região de Gestão do Planejamento 04 (Leste e Nordeste); Região de Gestão do Planejamento 05 (Glória/Cruzeiro e Cristal); Região de Gestão do Planejamento 06 (Centro Sul e Sul); Região de Gestão do Planejamento 07 (Lomba do Pinheiro/Partenon) e Região de Gestão do Planejamento 08 (Restinga e Extremo Sul).
2003: Mudança na Composição
Em 2003, por meio do Decreto nº 14.185, a composição do CMDUA foi ampliada para 28 membros, sendo nove representantes de entidades governamentais; nove de entidades de classe e nove da comunidade. A presidência permaneceu a cargo do titular da SPM.
Foram integrados ao CMDUA, pelo Poder Público, a Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), que substituiu a Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (SMIC), e o Gabinete do Prefeito. Para representar a comunidade foi incluído um representante da temática de Organização da Cidade, Desenvolvimento Urbano Ambiental do Orçamento Participativo, e como nono representante das entidades de classe ingressou um representante do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Rio Grande do Sul.
A renovação de conselheiros é realizada a cada dois anos. As eleições seguintes ocorreram em 2005, 2007, 2009, 2011 e em 2013, com a substituição de algumas entidades e de outros representantes dos fóruns das regiões de planejamento.