Comunidade na Chapéu do Sol recebe 720 unidades habitacionais

04/10/2019 15:18
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito ressaltou o papel das parcerias entre as administrações

O prefeito Nelson Marchezan Júnior participou da entrega, nesta sexta-feira, 4, das chaves para as 720 famílias beneficiadas com a casa própria no Residencial Jardim das Figueiras 1 e 2, na avenida Juca Batista, 6878, no bairro Chapéu do Sol. A cerimônia contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

Marchezan entregou as chaves do apartamento 108, bloco quatro, ao aposentado Luis Manuel Ferrão, e sua esposa, Elizabete Ferrão. “Muito feliz. Um sonho realizado”, diz Ferrrão. A barista Priscila Charão - que estava com os filhos Ruan, 11, e Pietra, 8 - morava de aluguel há 11 anos e há um ano aguardava a entrega do imóvel. “Não tem preço o que aconteceu nesta sexta-feira. É sem dúvida a melhor coisa que aconteceu na minha vida”, revela.

O prefeito ressaltou o papel das parcerias entre as administrações. “Agradeço a parceria com o Governo Federal e o apoio parlamentar, que é extremamente importante para a sustentação de políticas públicas, principalmente aquelas que modificam a realidade da vida das pessoas, como é o caso da política habitacional", destaca. E acrescenta: "Temos desafios e acredito que a parceria, a união e a superação das diferenças são indispensáveis para conseguirmos continuar realizando sonhos e atender um maior número de pessoas.” 

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, enfatizou a importância dos projetos sociais para o país. “Buscamos parcerias para atender aquelas famílias que, infelizmente, por uma situação ou outra não podem acessar o mercado de crédito, não têm como tomar um empréstimo ou financiamento e precisam de um auxílio. Temos mais de 10,4 mil contratadas para o Estado e já entregamos 30 mil. No final deste ano, o presidente Jair Bolsonaro deverá apresentar um novo modelo. A meta é contemplar ainda mais as pessoas”, anuncia.

O Jardim das Figueiras é o maior empreendimento do Minha Casa Minha Vida, na modalidade Cooperativas, já construído em Porto Alegre, realizado com recursos federais no total de  R$ 92,56 milhões. A prefeitura realizou a compensação vegetal do local, o cadastramento das famílias e o apoio técnico às cooperativas. Haverá um total de 1080 unidades e, até o final do ano, mais 360 apartamentos serão entregues.

A obra foi executada por duas cooperativas credenciadas a Cooperativa Dois Irmãos Ltda (COOHADIL) - e o Instituto de Planejamento e Estudos Socioambientais (IPES). Elas se uniram e formaram uma Sociedade de Propósitos Específicos para a construção. Para o presidente  da Cooperativa Dois Irmãos, Nelson Soares, eles estão com um sonho realizado: “Esta é uma ação estritamente social e não política. A união de esforços de muita gente”. O mesmo enfoque foi dado pelo presidente do Instituto de Planejamento e Estudos Sócioambientais, Humberto Cunha. “Este projeto é e um dos melhores já construídos no país. Ele foi feito em conjunto pela comunidade e o poder público. Juntos superamos os entraves para poder entregar uma obra de qualidade”.

Responsável pela obra e representante do legislativo municipal, o vereador Engº Comassetto  falou sobre o bom uso da verba pública. “ O resultado mostra que o Minha Casa Minha Vida é um bom programa para o país. Mostramos que conseguimos utilizar 100% do dinheiro público para entregar excelentes moradias. O nome Jardim Figueiras é porque preservamos as árvores que aqui existiam”. Na oportunidade, o parlamentar, fez um convite para o ministro voltar em 90 dias para a entrega da totalidade das unidades habitacionais.

O secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile, elogiou o sistema de cooperativismo. “Aqui ficou provado que o envolvimento das cooperativas traz benefícios e permite que se realizem os condomínios habitacionais tão necessários e se concretizem sonhos”.

Presente na solenidade, o senador Luis Carlos Heinze elogiou a qualidade da construção. “Temos neste condomínio um modelo diferente, onde a união das cooperativas, comunidade e poder público permitiu se construir excelentes unidades com custo mais baixo.”

O Sistema - a  modalidade cooperativa do programa Minha Casa Minha Vida estimula o cooperativismo e a participação da população como protagonista na solução dos seus problemas habitacionais com o objetivo de emancipação e autonomia da comunidade. Em Porto Alegre, o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) presta toda a assessoria técnica para a criação das cooperativas, encaminhamento da documentação e o cadastramento de famílias interessadas.

Outros quatro empreendimentos na modalidade cooperativas (Minha Casa, Minha Vida) estão em andamento na Capital: Condomínio Res. Dois Irmãos I, II para 680 famílias; Condomínio Residencial Morada da Fé, para 480 famílias; Condomínio Residencial das Laranjeiras, para 500 famílias e o da Cooperativa 20 de novembro, para 50 famílias.

Também participaram do evento a primeira-dama de Porto legre, Tainá Vidal;  a esposa do ministro, Ana Paula Canuto; o deputado federal Bibo Nunes; o vice-presidente de Habitação da Caixa, Jair Luiz Mahl; o vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim; a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia; os  vereadores Moisés Barboza e Luciano Marcantônio; o diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre, Mario Marchesan; além de executivos da Caixa, da Brigada Militar, lideranças locais e representantes da comunidade.

 

Maria Emilia Portella e Paulo Fontoura

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes