Aumento da turbidez do Guaíba pode afetar abastecimento em 16 bairros

25/12/2022 11:58

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) segue monitorando a qualidade da água captada no lago Guaíba. Na manhã deste domingo, 24, houve um aumento de 275% na turbidez. Os níveis estão em 96 Unidades Nefelométrica de Turbidez (UNT), medida diretamente relacionada com a translucidez da água. O padrão para conseguir manter a qualidade no tratamento e a potabilidade são entre 20 e 35 NTUs.

O Dmae informa que se a condição não for favorável terá problemas na captação da água bruta e tratamento, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo. Poderão ser afetados o abastecimento dos bairros Aberta dos Morros, Belém Novo, Boa Vista do Sul, Campo Novo, Chapéu do Sol, Extrema, Hípica, Ipanema (parte), Lageado, Lamí, Lomba do Pinheiro, Pitinga, Ponta Grossa, Restinga e São Caetano.

Durante a madrugada, as condições hidrográficas do Lago Guaiba foram favoráveis à captação, permitindo que o sistema Belém Novo fosse restabelecido. 

“Quando se trata de água, contamos com a condição da natureza. Seguimos monitorando as condições do lago e contamos com o apoio da população para economizar neste período excepcional de estiagem e turbidez”, afirma o diretor-geral do Departamento, Alexandre Garcia. 

O Departamento solicita que caso haja desabastecimento em outros pontos da cidade, seja informado através do 156 opção 2.

Para entender - Quando o Sistema Belém Novo foi construído, na década 1980, a produção de água bruta da ETA Belém Novo era de 300 litros de água por segundo. Com o aumento populacional da região, foi necessário aumentar a vazão para 1.200 litros por segundo. Como os pontos de captação estão localizados numa região de enseada, a região do Extremo-Sul sofre com as intempéries e acaba captando muito lodo, o que ocasiona problemas no tratamento e por consequência o desabastecimento da região. As demais estações de tratamento de água estão localizadas em pontos estratégicos, por isso não são afetadas pelo problema de turbidez.

 

Roberta Brum

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes