Avança processo de dragagem em córregos e arroios da Zona Sul

11/10/2022 15:41

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) avança no processo de dragagem na Zona Sul. Nos últimos dias, a região da Ponta Grossa foi contemplada com parte da dragagem no Arroio do Salso, nos trechos próximos às pontes das avenidas Serraria, Juca Batista e Edgar Pires de Castro, além do Canal do Túnel Verde.

No Extremo Sul está prevista a dragagem do Arroio do Salso na foz e no trecho entre a ponte da Serraria até a rua Dorival Castilho – área do Exército, e dos arroios Guabiroba e Manecão.

Até o momento, foram dragados os arroios Sanga da Morte, Cavalhada e a foz do Arroio Capivara, além das bacias de detenção de cheias Belize na Restinga, Moradas da Hípica I e II, Lagos de Ipanema e rui Oscar Gay Fonseca. O total de volume dragado na região foi de 11 mil metros cúbicos, cerca de 350 pneus removidos e transportados 6400 metros cúbicos de resíduos.

“Conseguimos avançar em uma boa parte de arroios e valas da Zona Sul, locais que estavam há tempos sem desassoreamento e desde o início (março) já foi possível notar a diferença no escoamento da água das chuvas”, afirma o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

Após a retirada dos resíduos, montanhas são formadas às margens, para decantação, ou seja, escoamento da água. Entre 15 a 30 dias o material fica no local e, após, é removido e encaminhado para destinação final em aterro licenciado.

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

 

Roberta Brum e Lizandra Fonseca (estagiária)

Lissandra Mendonça