Caminhões-pipa levaram mais de 750 mil litros de água para a região do Partenon desde o início do ano

11/02/2022 17:08
Alex Rocha/PMPA
HABITAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Qualidade da água levada nos veículos é monitorada

A estiagem e o forte calor que eleva o consumo de água vêm causando desabastecimento em pontos da cidade desde o início do ano. A área do bairro Partenon é uma das mais atingidas. Para atender a população de forma emergencial, os caminhões-pipa do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizaram, do início do ano até esta sexta-feira, 11, 94 viagens levando 752 mil litros de água para abastecer os moradores.

No dia 10 o prefeito Sebastião Melo assinou, com a presença de representantes do bairro Partenon, o decreto que declara situação de emergência em cinco bairros da Capital. Além do Partenon, estão incluídas a Vila São José, Vila João Pessoa, Coronel Aparício Borges e Santo Antônio.

O diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, destaca que a utilização dos caminhões-pipa é uma medida de forma emergencial para mitigar o problema de desabastecimento. “Vamos levar água para as residências com ações ininterruptas. O ideal é que todos tenham água na torneira, por isso além de medidas emergenciais que incluem o envio dos veículos às comunidades, também faremos obras de maior complexidade. A regularização do abastecimento é prioridade máxima da gestão”, ressalta. A prefeitura pede também o apoio da população no consumo consciente, para que a água consiga chegar em todas as casas.

Qualidade da água - O Dmae garante a potabilidade da água disponibilizada à população e ressalta que não oferece risco à saúde. Os veículos caminhões-pipa são abastecidos pela rede de distribuição de água potável, que é monitorada em mais de 350 pontos, para garantir a qualidade da água tratada. As análises são realizadas em diversos pontos da rede, assim, parâmetros como o teor de cloro necessário são analisados no Dmae, garantindo a segurança para o consumo. Os caminhões também passam por cloração a cada seis meses. A última coleta foi realizada no dia 3 de fevereiro e os resultados comprovam que as amostras de água analisadas encontram-se dentro dos padrões de potabilidade exigidos pela legislação.

As demandas para o envio dos veículos são determinadas pela subprefeitura da região, em conjunto com os moradores. A coleta da água que abastece os caminhões é realizada em pontos específicos da rede de distribuição. No caso da região do Partenon, é proveniente da Estação de Tratamento de Água (ETA) Menino Deus.

 

  

 

Isabel Lermen

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes