Chuva forte afeta sistemas de abastecimento de água e drenagem na Capital

06/12/2021 08:37

O grande volume de chuva na madrugada desta segunda-feira, 6, causou acúmulo de água e alagamentos em diversos pontos da cidade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas últimas 24h choveu 59.4 milímetros. A Defesa Civil atendeu em torno de 20 ocorrências de alagamentos na Zona Norte em razão do transbordamento de arroios da região. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) atua emergencialmente em pontos mais críticos. 

Com relação ao abastecimento, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Tristeza está parada devido à falta de energia elétrica. O contato já foi feito à concessionária de energia e é aguardado o retorno da luz para retomar o tratamento e os bombeamentos, ainda sem previsão. Por isso, podem ficar sem água os bairros: Cristal (parte), Vila Assunção, Tristeza, Camaquã (parte), Vila Conceição, Pedra Redonda, Jardim Isabel, Ipanema, Espirito Santo, Guarujá, Ponta Grossa (parte), Serraria (parte) e Sétimo Céu. Também está sem energia elétrica a Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Luzitana, no bairro Higienópolis, que causa falta de água aos bairros: Auxiliadora (parte), Boa Vista, Higienópolis, Passo d’Areia e São João.

Até o momento, todas as 23 Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) estão em pleno funcionamento. No entanto, obras na região da casa de bombas nº 20, na Vila Minuano, bairro Sarandi, fizeram com que a água entrasse dentro da estação, diminuindo a efetividade do bombeamento durante as chuvas mais fortes na região. 

Há uma ponte sobre o arroio na rua Zeferino Dias, antes da av. Assis Brasil, que causa estreitamento e falta de capacidade de escoamento, impedindo o fluxo normal das águas da chuva, onde normalmente ocorre o transbordamento. 

O Dmae está finalizando os processos de contratação para realização de serviços de dragagem de arroios em todas as regiões de Porto Alegre. Assim, no bairro Sarandi, as ações estão previstas para ocorrer no início de 2022. Também está estudando a necessidade de obras para diminuir os impactos das chuvas nesta região.

EPTC - As equipes de fiscalização e manutenção elétrica da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) foram reforçadas para os pontos mais críticos das vias e com mais risco de acidentes para monitorar a circulação, restaurar a sinalização e auxiliar motoristas e pedestres.

Defesa Civil - No Sarandi, os agentes auxiliaram os bombeiros na retirada de três famílias de suas residências. A intensidade do temporal agravou a cheia do Arroio Passo das Pedras. O acúmulo de lixo no local dificultou o escoamento e a água acabou invadindo ruas e casas entre a rua Abaeté e a av. Sarandi.

Na Cefer II, houve desmoronamento de um muro e queda de uma laje, ninguém ficou ferido. A terra que ficou exposta foi coberta com lona para estancar o deslize do solo. A situação foi encaminhada para a Secretaria de Obras e Infraestrutura (Smoi).

No Centro Histórico, a caixa d’água de um prédio rachou alagando alguns apartamentos. O síndico foi orientado a esvaziar a mesma e a ocorrência foi repassada à Unidade de Manutenção Predial (UMP) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).

A previsão do tempo para esta semana indica que a chuva irá parar nesta segunda e os próximos três dias serão nublados. As máximas não devem chegar a 30°C.

Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (193).

 

 

Rafaela Redin e Bárbara Barbieri

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes