Clientes em dívida com o Dmae têm mais três dias para aderir a programa de renegociação

29/05/2026 11:51
Luciano Lanes
Clientes em dívida com o Dmae têm mais três dias para aderir a programa de renegociação
Serviço estará disponível durante o final de semana, por meio do canal do Departamento no WhatsApp

Os clientes com débitos junto ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) têm mais três dias para aderir ao programa Em Dia com o Dmae, que oferece descontos em juros e multas para a regularização de contas em atraso. A iniciativa, em vigor desde o ano passado, será encerrada nesta segunda-feira, 1º.

Para quem pretende buscar atendimento presencial, os postos do Centro Histórico (rua José Montaury, 159) e do Partenon (rua Professor Cristiano Fischer, 2402) funcionam até as 17h desta sexta-feira, 29, e na segunda-feira, 1º, das 9h às 17h.

A renegociação também pode ser feita sem sair de casa, inclusive durante o final de semana. Basta enviar uma mensagem para o WhatsApp (51) 3289-9156 e selecionar a opção correspondente ao programa.

Em Dia com o Dmae - O desconto em multas e juros pode chegar a 90% para os consumidores que optarem pela quitação à vista. Em caso de parcelamento, a redução é progressiva: 85% para pagamentos em até seis vezes; 80% para até 12 parcelas; e 40% para parcelamentos em até 60 meses.

Os beneficiários da tarifa social têm isenção de 100% sobre multas, juros e atualização monetária, desde que estejam com as três últimas faturas em dia. Caso contrário, é necessário o pagamento de uma entrada equivalente ao valor das cinco contas mais recentes.

Corte da água - Clientes inadimplentes podem ter o abastecimento suspenso. O procedimento é realizado pelo Consórcio Aquatec Sul, cujas equipes atuam uniformizadas com camisetas azul-claro e demais itens em azul-escuro. A identificação do corte ocorre por meio de um lacre branco instalado ao lado do hidrômetro.

Após a regularização do débito, o restabelecimento do abastecimento ocorre em até 24 horas após a identificação do pagamento, seja pela apresentação do comprovante ou pela baixa no sistema.

Aristoteles Junior

Andrea Brasil