Comunidade do Belém Novo conhece novo sistema de abastecimento da Ponta do Arado

17/09/2021 10:18
Luciano Lanes/ PMPA
DMAE
Diretor do Dmae, Alexandre Garcia, apresentou o projeto aos moradores

Moradores da avenida Heitor Vieira, no bairro Belém Novo, local onde será construída a Estação de Tratamento de Água (ETA) do novo Sistema de Abastecimento da Ponta do Arado, conheceram o projeto e as ações que irão transformar a realidade da região. Organizada pela equipe de Trabalho Técnico-Social do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), a primeira reunião comunitária ocorreu na noite desta quinta-feira, 16, no CTG Lanceiros da Zona Sul (rua Olávio José Souza, 469).

A obra da ETA, que será construída nas proximidades da avenida Heitor Vieira, iniciará ainda neste semestre causando intensa movimentação de máquinas e veículos. Cerca de 80 a 100 cargas de caminhão deverão passar por dia por esta via. Para minimizar os impactos, o Dmae contará com o auxílio da Diretoria-Geral de Conservação de Vias Urbanas (DGCVU), da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb), para reforço da pavimentação.

"A zona Sul cresceu muito nos últimos anos e com isso veio o déficit de infraestrutura. O Sistema da Ponta do Arado é a maior obra da Capital e tem o objetivo de mudar a realidade das pessoas, com expectativa de que até o final de 2024 esteja operando", afirmou o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, que apresentou dados das obras e conversou com a comunidade.

A estação é projetada com as técnicas mais modernas e produção inicial de 2 mil litros por segundo de água tratada, alcançando até 4 mil litros por segundo, 3 mil litros por segundo a mais que o Sistema Belém Novo fornece atualmente. Inclui um reservatório com duas câmaras de 5 mil metros cúbicos de água cada uma e uma Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat). O valor investido será de mais de R$ 87 milhões, e a execução do Consórcio Cosatel-RGS-Calcar, vencedor da licitação.

"Quanto tempo não temos água?! O Belém Novo cresceu, desenvolveu e Porto Alegre só pode crescer para a zona Sul", comentou Caio Paixão, conselheiro do Orçamento Participativo do Extremo-Sul. E este déficit de infraestrutura no abastecimento que acomete as zonas Sul, Extremo Sul e Lomba do Pinheiro, especialmente no verão, é o que as obras pretendem resolver.

A conversa com os moradores também contou com a presença do diretor-geral adjunto do Dmae, Darcy Nunes dos Santos; da coordenadora da Assessoria de Relacionamento com a Comunidade do Departamento, Patrícia Tompsen Bandel, e equipe; engenheiros e técnicos do Dmae e das empresas contratadas STE e ASP; conselheiros do OP; representantes das Subprefeituras; e do vereador Gilson Padeiro. 

Técnico-Social - O trabalho técnico-social é fiscalizado e coordenado pelo Dmae, sendo realizado pela empresa ASP Assessoria Social e Pesquisa Ltda, vencedora da licitação, e financiado pela Caixa Econômica Federal (CEF).

Ponta do Arado - O atual Sistema de Tratamento de Água Belém Novo, que abastece mais de 240 mil moradores do Sul, Extremo-Sul e Lomba do Pinheiro, está no limite da capacidade. Com o aumento da demanda, o Dmae passou a buscar alternativas para melhorar essa situação. Por isso, a construção do novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado, que contempla sete obras, é a solução para essas regiões. A prefeitura e o Dmae contrataram o financiamento em 2019, com investimento estimado de R$ 250 milhões. A previsão é que todo o sistema esteja em funcionamento em 2024. A primeira das sete obras, a adutora subaquática de captação de água bruta, no bairro Belém Novo, está em andamento, e deve iniciada em breve a construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA). Os recursos são do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por meio de financiamento com a Caixa Federal.

Rafaela Redin

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes