Concluídas novas etapas para implantação da adutora de água Ouro Preto
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) concluiu o desmonte de rochas e efetivou a passagem de tubulação sob a avenida Assis Brasil, etapas críticas da implantação da nova adutora de reforço de sucção da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Ouro Preto, na Zona Norte. Nesta semana, a empresa contratada pelo Dmae está dando andamento à montagem de pouco mais de 150 metros que faltam para implantação da adutora. Após o assentamento dos tubos da nova rede, serão instaladas as caixas de expurgo, realizados os entroncamentos com a rede existente, recobrimento de tubulações e repavimentação de vias. A previsão de entrega da obra é no final de 2022.
“Um dos benefícios que a conclusão da adutora Ouro Preto vai trazer, em conjunto com a adutora de sucção da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Sarandi, também em execução, será desativar a adutora localizada abaixo do corredor de ônibus da Assis Brasil, entre o viaduto Obirici e o terminal Triângulo, que impacta no abastecimento e no trânsito da região a cada manutenção”, salienta o gerente de projetos e obras do Dmae, Marco Antônio Faccin.
A Ouro Preto faz parte das obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) São João e vai beneficiar diretamente cerca de 124 mil pessoas após a sua conclusão. Tem investimento total de R$ 18,9 milhões, com financiamento de 95% pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e contrapartida do Dmae de R$ 1,2 milhão em recursos próprios.
Rocha no meio do caminho – Logo após o início da obra da nova adutora Ouro Preto, em 2020, a equipe encontrou maciço rochoso no traçado da rede. Foi necessário remanejar os trabalhos e contratar os serviços para desmonte de rocha. Até o momento, o Dmae executou 3.360 metros da rede de 900 milímetros de diâmetro, faltando menos de 5% do total da obra para a finalização.
Andrea Brasil