Degustação da água tratada em Porto Alegre auxilia no monitoramento do gosto e odor

15/01/2026 09:07
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Processo, tecnicamente chamado de painel sensorial, é realizado há 13 anos por técnicos do Dmae

Uma espécie de degustação da água tratada pelo Departamento  Municipal de Água e Esgotos (Dmae) auxilia no monitoramento de aspectos sensoriais (como, por exemplo, gosto e odor) do produto distribuído em Porto Alegre. O processo, tecnicamente chamado de painel sensorial, é realizado há 13 anos.

Em 2013, uma parceira com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) viabilizou a formação dos primeiros painelistas. Desde então, o próprio Dmae capacita os seus técnicos para avaliar a qualidade e aceitabilidade do gosto e odor da água disponibilizada à população.

"Após o curso de formação, o técnico é submetido a um teste, que indica se ele está apto a participar do painel. Os resultados da análise são importantes para direcionar o tratamento, qualificando o atendimento à população", explica o servidor Tiago Weber, que é químico industrial do Departamento.

Portaria nº 888/2021, do Ministério da Saúde, que define os padrões de potabilidade da água em todo o país, estabelece a realização de um painel sensorial a cada trimestre. O Dmae, contudo, realiza o procedimento mensalmente - aumentando ainda mais a frequência em caso de alterações.

Lago Guaíba - Neste verão, o Dmae não registrou nenhuma alteração referente ao gosto e odor da água - que, nos períodos de alta temperatura, pode ser causada pela floração de algas. A população pode contribuir com o monitoramento por meio do registro de protocolos no Sistema 156.

Monitoramento - O Dmae realiza mais de duas mil análises da água por dia - tanto na captação, quanto no tratamento e em mais de 350 pontos da distribuição, em todas as regiões da Capital. Os dados são publicados mensalmente no site do Dmae. Outras informações podem ser consultadas no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde.

Maria de Lourdes Wolff e Aristoteles Junior

Bianca Dilly